A insatisfação que tenho com a Motorola em alguns aparelhos é grande, a linha Edge, topo da marca gira produtos tão rápido que às vezes nos pega desprevenido, quando vai olhar o celular já não vende mais no site da marca, indicando assim que ele será em breve ou já foi descontinuado pela empresa aqui no Brasil.

Os celulares Edge 30, 30 Fusion, 30 Pro e 30 Ultra saíram de linha. Vamos tentar entender o que acontece começando pelo lançamento e prazo de existência desses 4 modelos.

Todos os produtos apresentados foram lançados há pelo menos 18 meses, tempo que acredito não ser suficiente para um celular sair completamente de linha.

Mas tudo bem, quem sou eu para julgar o negócio da Motorola. O grande problema que eu vejo é a falta de um carro chefe da linha Edge, quando o Ultra ou Pro eram lançados, sabíamos que aquele era o melhor celular que existe da marca. Hoje, temos o Edge 40 e 40 Neo como principais produtos dessa linha, sendo que em outros países são considerados intermediários.

Edge 30 Neo ainda vive
Edge 30 Neo ainda vive

Ainda assim tem mais coisas envolvidas, caso você não tenha percebido, o Edge 30 Neo não está na lista, ele foi lançado no mesmo dia 8 de setembro de 2022, junto com o 30 Fusion e 30 Ultra, o que nos remete a pensar, por qual motivo essa versão ficou e as outras não? Poderia ter sido por falta de uma nova opção NEO? Não! Existe o 40 Neo. Então, qual motivo? VENDAS! Somente esse argumento me faz crer que manter um produto ativo no mercado é questão de quanto ele está sendo vendido.

O Edge 50 Pro foi homologado pela Anatel, pelo menos é o modelo XT2403-2 que deve ter esse nome, espera-se que desta vez possamos ter novamente uma versão Pro ou quem sabe Ultra do melhor Edge que existe.

Outras marcas fazem o mesmo?

A Samsung não vai muito mais além do que uma geração também, exceto para produtos da linha FE. Mas podemos encontrar a linha S23 sendo vendida, uma geração atrás do atual modelo.

Diferente delas, na Apple você ainda pode comprar o iPhone 13 pelo site oficial, obviamente com preço exagerado de sempre, mas está lá para quem quiser comprar.

Motorola Edge 30 Ultra

O Edge 30 Ultra é atualmente o celular Motorola com mais potência. Ele conta com sofisticados componentes que a Motorola usa. Se liga nessas especificações, a começar pelo destaque do aparelho: São 200MP de câmera principal, ele foi o primeiro smartphone a chegar com essa tecnologia. Tem outro sensor com lente ultrawide de 50MP e uma telephoto de 12MP que termina o conjunto traseiro. A selfie tem 60MP. Sim, você não leu errado: são 60MP.

Isso tudo é embalado por um processador Snapdragon 8+ Gen 1. Tem 12GB de RAM e 256GB de armazenamento interno. A bateria dele tem 4610mAh com carregador de 125W, faz de 0 a 100% da carga em 32 minutos. Ele também conta com carregamento sem fios de 50W. A tela do Edge 30 Ultra é pOLED, de 6.7 polegadas, FULLHD com 144Hz, tem som estéreo com Dolby Atmos, NFC e 5G.