No início de setembro deste ano, a Shure chegou a anunciar a 2ª geração de seu "in-ear TWS", o AONIC Gen 2, que nada mais é do que o clássico intra-auricular Shure SE25 com um módulo Bluetooth (confira nosso artigo sobre módulos Bluetooth). Agora, nesta semana a empresa anunciou um verdadeiro fone de ouvido in-ear True Wireless, o AONIC Free. Entretanto, a desenvolvedora norte-americana de equipamentos de áudio continua com a sua ideia de que seus fones de ouvido in-ear não necessitam de um sistema de cancelamento de ruído ativo (saiba quando vale ou não a pena o ANC).

Shure anuncia Aonic Free, o primeiro TWS da marca

O AONIC FREE, segundo a Shure, possui o som nítido e ao mesmo tempo graves de qualidade. Entretanto, é difícil de acreditar depois de conferir o desempenho do Shure SE215 que não tem um bom desempenho nas frequências mais baixas (graves).

Conforto e encaixe

É difícil estimar se um fone de ouvido será ou não confortável para todos, pois cada um tem um formato de ouvido diferente. Porém, de acordo com a Shure, o AONIC Free é capaz de oferecer um "ajuste seguro" mesmo sem ear fins (ear hooks).

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Shure AONIC Free. Fonte: Shure
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Shure AONIC Free. Fonte: Shure

Conectividade

O Shure AONIC Free possui suporte ao padrão Bluetooth 5 (não foi especificada a versão exata) para uma maior estabilidade e alcance do sinal. Além disso, o novo TWS da norte-americana conta com os codecs de áudio Bluetooth aptX, AAC e SBC.

Bateria

Em termos de bateria, o AONIC Free é capaz de entregar até 7h de reprodução contínua. Já ao considerarmos sua case de carregamento, há uma adição de mais 14h de bateria.

Resistência à água para a prática de exercícios

Segundo a Shure, o AONIC Free possui resistência ao suor e poeira, mas não cita se há alguma certificação. Acredita-se que o fone de ouvido possua algo equivalente ao IPX4, embora nada seja dito na página oficial sobre.

Acessórios do Shure AONIC Free. Fonte: Shure
Acessórios do Shure AONIC Free. Fonte: Shure

Lançamento e disponibilidade

O Shure AONIC Free já está disponível para venda nos EUA na cor grafite (cinza) por US$ 199.