Tudo sobre módulos TWS Bluetooth para fones de ouvido com cabo removível

Quer continuar a utilizar seus fones de ouvido do tipo in-ear ou earbuds favoritos através do Bluetooth? Confira a melhor solução para resolver este problema: módulos TWS Bluetooth!

Módulo TWS Bluetooth FiiO UTWS3. Fonte: FiiO
Módulo TWS Bluetooth FiiO UTWS3. Fonte: FiiO

Com a popularização dos fones de ouvido Bluetooth devido a retirada da influência da decisão da Apple de retirar a entrada para fones de ouvido do iPhone 7 em 2016, muitos usuários ainda queriam continuar a utilizar seus fones de ouvido cabeados pelo fato de que determinados modelos serem, por exemplo, mais confortáveis, encaixarem melhor nos ouvidos ou possuírem uma boa qualidade de som. Pensando nisso, fabricantes de equipamentos de áudio desenvolveram acessórios para que estas pessoas utilizassem fones de ouvido que possuíssem a opções de remover os cabos, culminando assim no surgimento dos módulos TWS Bluetooth. Estes dispositivos surgiram após a evolução dos cabos Bluetooth, que possuíam um circuito responsável por ligar os dois lados do fone de ouvido, receber o sinal Bluetooth (saiba como os arquivos de áudio são reproduzidos e enviados via Bluetooth aqui), converter os dados digitais em sinais analógicos e amplificando este sinal para que a música fosse reproduzida pelos drivers (saiba o que são drivers aqui).

O que são módulos TWS Bluetooth?

Há três formas de se transformar um fone de ouvido com cabos removíveis em sem fio Bluetooth. São elas:

  • DAC/amp portátil com receptor Bluetooth (saiba mais sobre aqui)
  • Módulos TWS Bluetooth
  • Cabos Bluetooth
Cabo Bluetooth FiiO LC-BT1. Fonte: FiiO
Cabo Bluetooth FiiO LC-BT1. Fonte: FiiO

Com a evolução do hardware necessário para que um fone de ouvido ganhasse a função de reprodução de músicas sem utilizar fios, surgiram os módulos TWS Bluetooth. Trata-se de estruturas no formato de ear hooks (ganchos que envolvem a orelha por cima como, por exemplo, a estrutura dos Powerbeats Pro) que possuem internamente um par de baterias circuitos responsáveis por receber o sinal Bluetooth, convertê-lo em analógico através de um DAC (Digital to Analog Converter) e amplifica-lo utilizando um amplificador. Com isso, é possível conseguir uma qualidade de som melhor que a grande maioria dos fones de ouvido TWS e ao mesmo tempo ter a opções de utilizar o fone de ouvido tanto via cabo quanto via Bluetooth.

Como saber quais os módulos TWS Bluetooth que são compatíveis com os fones de ouvido?

Para saber quais módulos Bluetooth encaixam no seu fone de ouvido, primeiro tenha certeza de que os cabos dele são removíveis. Para saber isso, acesse o site do fabricante ou leia a descrição do anúncio de venda do modelo que você comprou.

Após confirmar a funcionalidade de remoção e conexão de cabos, basta verificar qual é o tipo de conector utilizado em seu fone de ouvido in-ear (intra-auricular) ou earbud (confira aqui um artigo sobre earbuds para quem não se adaptou aos intra-ariculares). Basicamente existem dois tipos de conectores (saiba mais aqui) que são utilizados em fones de ouvido portáteis:

  • MMCX
  • 2-Pin

Qual módulo TWS Bluetooth escolher?

Módulo TWS Bluetooth FiiO UTWS3. Fonte: FiiO
Módulo TWS Bluetooth FiiO UTWS3. Fonte: FiiO

Para escolher um bom módulo TWS Bluetooth, procure por aqueles que possuem ao menos Bluetooth 5.0 (ou superior) e que contam com suporte aos codecs de áudio Bluetooth aptX (e suas variantes) e/ou LDAC (saiba mais sobre fones de ouvido Bluetooth aqui). Porém, saiba que se você utilizar um smartphone da Apple (iPhone), só será possível utilizar o codec SBC, por ser obrigatório em qualquer dispositivo Bluetooth. Além disso, o codec aptX só será compatível com aqueles celulares Android que possuem chipsets da Qualcomm, os Snapdragon.

É importante salientar para utilizar Bluetooth 5.0 ou algum dos codecs de áudio citados acima, tanto o módulo TWS Bluetooth quanto o smartphone deverão possuir o mesmo suporte para as tecnologias.

Além das dicas dadas acima, procure por módulos TWS Bluetooth que sejam leves e possuam um formato ergonômico, para distribuir o peso da estrutura de forma uniforme, estável e confortável na orelha. Também é importante analisar a bateria, pois dependendo da forma como será utilizado, pode não servir para você.

Exemplos de módulos TWS Bluetooth:

  • FiiO UTWS3
  • FiiO UTWS5
  • Fostex TM2
  • Fostex TM2C
  • iBasso CF01
  • Shure True Wireless Secure Fit Adapter Gen 2
  • TRN BT20
  • TRN BT30

Observação: Caso haja algum outro módulo Bluetooth que você considere bom, não deixe de comentar abaixo! Compartilhe conosco a sua experiência!

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:

Especial: Série de artigos sobre Fones de Ouvido

Confira a série especial de artigos, em parceria com a Fones High End (Facebook, Instagram, Twitter), onde é mostrada uma nova perspectiva descomplicando tudo sobre fones de ouvido!

Como funciona?

O Som

Tecnologias

Como escolher?

Dicas

Tutoriais

Artigos

Reviews

A História

Entrevistas

🔥O POCO F4 É MUITO BOM 👇

Comentários
Minha foto
Insira um comentário