Durante a WWDC 2020 (Apple Worldwide Developers Conference), foi apresentado pela Apple uma grande atualização de firmware para os fones de ouvido True Wireless (TWS) da maçã. De acordo com a empresa, os Airpods Pro terão uma imersão jamais vista em seus fones com um sistema chamado "Spatial Audio".

O Spatial Audio nada mais é dom que uma tecnologia de som surround virtual (ou multicanal virtual), onde é simulado, através do par de drivers dos fones de ouvido estéreo vários, o som de multicanais visto em caixas de som em sistemas de som domésticos e em salas de cinema. Está técnica segue a mesma linha aplicações como o Dolby Atmos Music, o 360 Reality Audio, o THX Spatial Audio, entre outros. Trata-se da detecção das fontes de áudio na música (instrumentos, vozes, efeitos especiais de filmes) e da separação de um espaço para cada uma delas, permitindo assim que se ouça com mais clareza a apresentação da música, trilhas sonoras de filmes ou sons de jogos.

Além da melhor separação dos sons, o "Spatial Audio" aproveitou a tecnologia do giroscópio dos Airpods para implementar uma tecnologia presente nos headsets Audeze Mobius e HyperX Cloud Orbit, a Waves Nx. Assim como a tecnologia desenvolvida pela Audeze, o software da Apple consegue realizar o rastreamento do movimento da cabeça, com o auxílio dos sensores de movimento no fone, fixando o áudio em um único ponto, fazendo com que você perceba o som de maneira diferente ao mover o rosto para o lado direito ou esquerdo, por exemplo.

Será um desafio e tanto aplicar isso a in-ears, já que a sensação de espacialidade é consideravelmente menor em fones intra-auriculares comparado a fones circunaurais (headphones). Infelizmente, a única coisa que podemos fazer agora é aguardar e esperar que a atualização seja disponibilizada e testada pelos usuários dos Airpods Pro.

Qual o resultado que você espera desta grande atualização da Apple para os seus fones de ouvido in-ear totalmente sem fio? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Mais do WWDC 2020