E os rumores se confirmam que os novos Macbooks viriam com um chip produzido pela própria empresa, começando no final deste ano os novos computadores da empresa já virão com processadores próprios mesmo após a utilização de processadores Intel por 15 anos.

Inclusive, durante a apresentação o Mac que foi utilizado para mostrar as novas funcionalidades do MacOS estava utilizando o A12X, o mesmo chip que equipa o mais recente iPad Pro. Mais informações sobre quais serão os nomes dos Chips que serão utilizados em seus PCs ainda não foram divulgadas.

O que mudou?

Bom, podemos dizer que basicamente tudo mudou, a transição de um Sistema Operacional completo de uma arquitetura X86 para outra ARM utilizando Chips e tecnologias quase que opostas necessita um grande trabalho não só de codificação e otimização mas também de compatibilidade.

A transição deve começar ainda no final deste ano e deve terminar em volta de dois anos se todas as metas forem cumpridas dentro do prazo, no momento ainda haverão produtos oferecendo processadores Intel como base no hardware.

macOS Big Sur

Big Sur é o nome da próxima atualização do Sistema Operacional da Apple, segundo a empresa essa atualização é o que permite uma transição completa e sem dificuldades entre as plataformas antigas e novas, seja na hora de utilizar novas funcionalidades ou manter os programas que o usuário já está acostumado a utilizar.

Nova atualização do macOS será a Big Sur
Nova atualização do macOS será a Big Sur

Além da compatibilidade de programas entre Macs que utilizem processadores Intel ou Apple, aplicativos disponíveis tanto no iPhone quanto no iPad poderão ser transportados diretamente para o sistema sem a necessidade de nenhuma codificação extra, graças ao Rosetta 2 e sua tecnologia de tradução de programas.

Maior performance com menor consumo

Um dos motivos que foi bem enfatizado durante a apresentação foi o da importância da análise de performance versus consumo de energia dos processadores e como a transição de um processador feito especificamente para os seus produtos deve impactar diretamente esta relação.

Além de um design mais otimizado para os produtos, a integração do software com o hardware deve ser maior do que nunca, melhorando ainda mais os aspectos de performance e usabilidade de programas feitos para o SO, como o Final Cut Pro por exemplo.

Atualizações e os sistemas antigos

A empresa garantiu que mesmo que você tenha um Mac que opera com um processador Intel, haverão atualizações de sistemas nos próximos anos, garantindo que o seu produto não fique desatualizado ou perca suas funcionalidades.

Mais do WWDC 2020