Já era esperado que o novo iOS fosse lançado na WWDC 2020, assim como tem sido nos últimos anos, e a Apple cumpre com a promessa e traz mais uma grande atualização ao seu sistema operacional.

Os rumores de que o iOS teria o seu nome mudado para iPhoneOS já se mostram completamente errados. O nome se mantém o mesmo assim como grande parte do sistema, porém novas funcionalidades foram adicionadas para ajudar a melhorar a experiência do usuário.

As novidades do iOS 14

Sem dúvidas duas das maiores novidades na última atualização do sistema são a possibilidade de customização do menu de aplicativos e de poder assistir a vídeos em Overlay sobre outros aplicativos e menu principal, algo que a concorrência Android já tem há alguns anos e era bem requisitado.

Assistir vídeos em Overlay

A primeira novidade que iremos falar sobre é a possibilidade de assistir vídeos em Overlay, a função permite que você minimize um vídeo, série, filme ou programa de TV para uma pequena janela na tela e assista enquanto utiliza outras funções do telefone, como mandar uma mensagem ou ler um artigo na web.

Vídeo Overlay agora chega ao iPhone
Vídeo Overlay agora chega ao iPhone

A dúvida fica de quais aplicativos irão ou não suportar essa função, e qual será o comportamento do YouTube em relação a isso, já que o aplicativo obriga usuários a assinarem o YouTube Premium para ter a função em Smartphones Android.

Widgets customizáveis

Agora você pode adicionar Widgets diretamente em suas telas principais, há vários tamanhos que podem ser selecionados e até mais de um widget ocupando a mesma posição, assim mantendo um aspecto mais limpo na tela.

Widgets tem vários tamanhos e podem ser posicionados onde quiser na Home Screen
Widgets tem vários tamanhos e podem ser posicionados onde quiser na Home Screen

Se você utilizar o Smart Widget, o widget que aparecerá na sua tela irá trocar conforme as horas do dia passam, assim você pode ter as informações mais úteis no seu dia-a-dia sem precisar fazer nenhuma mudança em sua tela.

App Library e Customização da Home Screen

Agora não será mais necessário ter várias páginas de aplicativos e lembrar onde cada aplicativo está localizado nos menus da Home Screen do seu iPhone, na última tela a direita haverá o App Library que tem todos os seus aplicativos separados em suas categorias.

App Library
App Library

Além disso, você também pode remover telas do menu que você não deseja mais ver. Para acessar aplicativos que foram recentemente abertos, haverá um menu no topo direito da App Library, e no topo esquerdo você encontrará os aplicativos recomendados no momento para você, utilizando tecnologia de IA para decidir quais os Apps que devem ser recomendados.

App Clips

A última grande novidade são os App Clips, versões reduzidas e de pequeno tamanho destinadas para uso rápido quando você necessitar, por exemplo quando for comprar alguma comida e não tem o aplicativo do restaurante para efetuar a compra.

App Clips
App Clips

Os aplicativos terão no máximo 10 MegaBytes de tamanho, oferecerão a opção de instalar o aplicativo completo diretamente pelo Clips e utilizarão o próprio Login da Apple, sem a necessidade de realizar cadastros na hora, que em alguns casos acabam demorando um pouco.

Mais do WWDC 2020