Este ano a linha de reprodutores de áudio portáteis Walkman, desenvolvida pela japonesa Sony, completou 40 anos. Muitos fãs ficaram se perguntando se os players iriam ganhar uma edição especial neste ano, pois a companhia chegou até a inaugurar o museu em homenagem ao aniversário do Walkman. E eis que a empresa anunciou realmente esta edição durante a IFA 2019, evento de eletrônicos que está ocorrendo em Berlin e vai até dia 11 deste mês.

Sony A100 edição de aniversário

Foram duas novidades comemorativas anunciadas, os fundos de tela de fita K7 e a case tematizada com a aparência do primeiro Walkman lançado, o TPS-L2, feita para um dos Digital Áudio Players (DAPs) lançados (o NW-A100). Ao usuário selecionar a "cassette UI" (interface K7), os "wallpapers" que aparecem de forma automática na proteção de tela (lock screen). Os escritos que irão aparecer na imagem da fita será o artista e o título da música, além disso, a cor será mudada de acordo com a qualidade do arquivo que está sendo reproduzido no momento. Teremos, por exemplo, vermelho para o formato MP3 e roxo para o formato FLAC.

Cassette UI

Cores

A case em formato do walkman analógico para o walkman digital A100, possui um buraco em forma de retângulo em sua parte frontal, para que haja uma interação entre "cassette UI" e a capinha, dando a impressão de que realmente há uma fita dentro do reprodutor de áudio.

Sony A100 edição limitada de comemoração

O Sony Walkman A100, o DAP de entrada da Sony, foi anunciado durante a IFA 2019 em duas versões, a NW-A105 (16GB) que custará €350/£320 e a NW-A100TPS (16GB; edição especial) que custará €440/£400. A edição especial, de diferenciais com relação a versão "standard", possui a logo de aniversário de 40 anos do Walkman em sua traseira e vem com uma case tematizada do primeiro Walkman lançado, o TPS-L2. O fone de ouvido utilizado nas versões é o IER-NW510N, que possui cancelamento de ruído ativo (Active Noise Cancelling ou ANC).

Fone ANC

O player possui formato mais arredondado no topo em comparação com seu antecessor (NW-A50 ou NW-A55), além de uma tela um pouco maior (3,6" contra 3,1"), mas mantendo a mesmo tamanho do corpo, ou seja, houve uma diminuição na grossura das bordas. Já os botões, tivemos uma leve modificação no botão de volume, que era único e se transformou em dois botões arredondados individuais.

Botões

Entretanto, param por aí as semelhanças entre o A100 e seu antecessor. O novo dispositivo da Sony ganhou finalmente uma entrada USB-C, abandonando a entrada proprietária que a empresa utilizava. Além disso, agora temos no lugar do sistema operacional proprietário da Sony, a versão 9 do Android, permitindo dessa forma que o usuário possa instalar qualquer aplicativo de streaming de música como, por exemplo, o Spotify e o Tidal, em seu reprodutor de música.

Sony A100 Android 9

Tivemos uma melhora na organização dos circuitos da placa do player, onde houve uma divisão dos circuitos em blocos, onde o bloco vermelho é dedicado ao áudio analógico e o bloco azul é dedicado a alimentação e a transmissão de sinais digitais. Dessa forma, há uma diminuição significativa do ruído digital.

Placa de circuito

Foi utilizado também, no intuito de melhorar a qualidade de transmissão do áudio, soldas sem chumbo e um pouco de ouro na conexão entre a placa e a bateria, para que não haja oscilação na transmissão de energia.

Solda

Em termos de conexão, temos para utilização via cabo somente uma saída SE (single-ended) de 3,5mm. Já via sem fio/wireless, temos a utilização de Bluetooth 5.0 e NFC para facilitar o pareamento. Os codecs de áudio Bluetooth oferecidos são de excelente qualidade, como, por exemplo, o LDAC (um dos melhores codecs do mercado, junto com o UAT da Hiby) e o aptX HD (codec desenvolvido pela Qualcomm).

O DAP possui entrada para cartão de memória, permitindo assim uma expansão de sua memória interna, para que facilite a cópia de mais arquivos de música para o reprodutor de música. Haverá também uma versão do player de 64GB, a A107, porém ainda não se tem informações acerca de seu preço. Também teremos uma versão extra, exclusiva para o mercado asiático que possuirá 32GB (provavelmente o A106).

Micro SD

A duração de bateria do NW-A100 é de até 26h e seu tempo de carregamento é de 5h e 30min. O que nos mostra uma diminuição significativa em relação ao seu antecessor, que possuía 45h de reprodução contínua. Talvez isso seja devido ao SO Android ou ao sistema de amplificação um pouco mais forte.

O que você achou da edição comemorativa da Sony? Comente abaixo!