No dia primeiro de julho do ano de 1979 foi lançado o icônico player portátil Sony Walkman. O aparelho revolucionou na época tocando música através de fitas k7, onde o usuário utilizava um fone de ouvido do tipo supra aural (on ear) parecido com o fone Koss Porta Pro. Foram vendidas cerca de 400 milhões de unidades na época, o que é algo impressionante para um tempo onde os meios de comunicação mundiais eram limitados. Desde então, a Sony não parou de lançar seus players com o nome "Walkman" passando por diversos tipos de mídia.

No início, no ano de 1979, a Sony começou utilizando fitas K7, uma mídia analógica, com o Sony TPS-L2 (para saber mais sobre fones de ouvido e áudio portátil leia este artigo) e posteriormente, em 1984, a empresa entraria no mundo digital com os discmans que utilizam o CD para a leitura das músicas com o Sony D-50.

Na tentativa de renovar o mercado da música, a Sony introduziu a mídia MD em 1992 com o Sony MZ-1, porém foi algo que não emplacou tanto. Depois, em 1999, foi lançado o primeiro player que não dependia de uma mídia física para funcionar, pois possuía memória interna para copiar músicas no formato mp3, o Sony NW-MS7.

Player Sony Walkman TPS-L2
Player Sony Walkman TPS-L2

Em 2005, a Sony chegou a lançar um player com tela maior para a exibição das informações da música de forma mais completa e memória interna, o Sony NW-HD5. Em 2009 houve mais uma evolução com a adição de uma tela touch colorida e maior com o Sony NW-X1000.

No ano de 2013 a Sony já tinha a ambição de tornar seus players mais flexíveis e móveis e lançou o Sony Walkman voltado para esportes, que possuía um fone de ouvido acoplado em seu corpo, o Sony NWD-W270. Mas não parou por aí, no mesmo ano foi lançado seu primeiro player com a aposta de possibilitar streaming de música através de um sistema operacional baseado no SO Android com o Sony NW-ZX1.

Não se sabe por que, mas a Sony posteriormente acabou desistindo do streaming de música e voltou aos seus sistemas operacionais próprios sem a possibilidade de ouvir músicas através, por exemplo, do Spotify. O último player de maior destaque da empresa foi o Sony NW-W1Z que promete entregar o máximo de qualidade de áudio com toda a tecnologia da empresa sem limitações de custo de material, porém isso tem um custo, o seu valor no site oficial da Sony é de US$3199,99.

Para comemorar os 40 anos da sua linha de áudio portátil, a Sony está realizando uma exposição em Tóquio, no Japão, chamada de "My Story, My Walkman" (minha história, meu walkman).

Em entrevista, Daisuke Nagano, presidente da Sony Enterprise Co., disse:

 O Walkman é o representante mais forte da empresa e os produtos moldaram a marca Sony, única, criativa e inovadora

Em seguida, Daisuke ainda complementou dizendo:

 "As memórias dos clientes geradas através do nosso produto Walkman são o que devemos sempre ter em mente, independentemente de como a empresa continue a sobreviver neste campo de negócios altamente competitivo com a presença de aplicativos gratuitos de música por aí."

Walkman Wall - Foto por/Photo by: KYODO
Walkman Wall - Foto por/Photo by: KYODO

Na entrada da exposição, tem exposto, uma réplica de um Sony Walkman esportivo de 1983 com 2,5m de altura. Dentro temos várias salas onde uma delas exibe um quadro chamado "Walkman Wall" com 237 modelos do Walkman ao longo dos anos. Outro ambiente é o "Custom Walkman" com skins Walkman desenhadas por artistas.

Sony Walkman do ano de 1983 - Foto por/Photo by: HINANO KOBAYASHI
Sony Walkman do ano de 1983 - Foto por/Photo by: HINANO KOBAYASHI

Uma das experiências da exposição que chama mais atenção é a oportunidade de ouvir músicas ligadas a 40 ícones populares de 1979 a 2019 através de diversos modelos Walkamn icônicos. A entrada no evento é gratuita e a exposição irá até o dia 1º de setembro.

Confira abaixo uma reportagem feita pelo site JapanTimes mostrando a exposição:

Confira abaixo o vídeo comemorativo da Sony:

Vídeo incorporado do YouTube

Abaixo um vídeo mostrando os Sony Walkman de maior sucesso ao longo dos anos:

Vídeo incorporado do YouTube