O evento de eletrônicos IFA 2019 se iniciou esta semana em Berlin, na Alemanha e vai até dia 11, apresentando diversas novidades em diversas linhas de dispositivos. Dentre as novidades, a Sony apresentou na área do áudio diversas novidades, como o seu fone in-ear true wireless WF-800H e seus players de música de alta definição da linha Walkman, que completa 40 anos em 2019.

Em clima de comemoração, a japonesa revelou o sucessor, o Sony Walkman ZX300, o ZX500. Esta linha em específico faz parte do portfólio de players intermediários da fabricante de equipamentos de áudio e traz capacidades interessantes como uma seção de fonte e amplificação que conta com capacitores desenvolvidos e customizados pela própria Sony.

Sony ZX500 01

Temos também uma placa de circuito otimizada com circuitos cuidadosamente posicionados para um melhor desempenho sonoro com soldas contendo ouro, além de uma placa de cobre que permite reduzir a resistência e melhora o aterramento elétrico da seção digital. Toda a placa é envolta por um corpo único feito em alumínio com botões físicos posicionados estrategicamente para proporcionar um toque natural ao controlar o player.

Sony ZX500 02

O ZX500 traz como opções de conexão por cabo uma saída SE (3,5mm) e uma saída balanceada (4,4mm), onde é possível se extrair até 50mW por canal em 16 Ohms da saída single-end e 200mW (16 Ohms) por canal da saída balanceada. Indo para a opção de conexão sem fio, temos a presença do Bluetooth 5.0 e NFC para proporcionar um rápido pareamento, além do suporte a codecs como LDAC e aptX HD.

Sony ZX500 02

O mais novo player da série ZX da Sony foge da proposta dos últimos lançamentos, que possuem SO proprietário, apresentando um sistema operacional baseado no Android 9.0, proporcionando a possibilidade de instalar qualquer aplicativo de streaming de música, voltando à mesma, aposta feita no Sony ZX2 que possuía o SO Android 4.2 modificado. Obviamente ele traz uma antena Wi-Fi para se conectar a internet e reproduzir as músicas no Spotify ou Tidal, por exemplo.

Sony ZX500 04

Outro ponto importante é o abandono do conector proprietário para carregamento e transferência de dados do dispositivo, que agora passa a ser uma entrada USB-C. Isso fará com que não seja necessário usar um cabo específico somente para o DAP (Digital Áudio Player), além de facilitar a compra de outro cabo, em caso de mal contato.

Sony ZX500 05

O Sony Walkman ZX-500 possui uma capacidade de armazenamento de 64GB e um slot para cartão micro SD, permitindo a expansão de sua memória sem maiores problemas. Além disso, o player possui uma autonomia de até 20h na saída SE e até 19h na saída balanceada, algo impressionante para um dispositivo deste patamar que possui uma seção de amplificação diferenciada.

O preço de venda do Sony ZX500 na Europa é de 750 libras na Amazon.co.uk. Ainda temos o lançamento do player de entrada Sony A100 que também possui sistema operacional Android com seu preço a 320 libras.

Vídeo incorporado do YouTube

Fonte: Sony