O penúltimo episódio de House of the Dragon foi totalmente focado nos verdes, mostrando Alicent e Otto Hightower movendo suas peças no tabuleiro para alcançar os próprios objetivos. No entanto, quem roubou mesmo a cena foi Rhaenys Targaryen e sua dragão Meleys.

O episódio seguiu um tom diferente dos anteriores, com base na espionagem e em uma serenidade mórbida. Com Alicent e Otto iniciando o que pode ser definido como um golpe de estado, o primeiro sangue da Dança dos Dragões já foi derramado por Sir Criston Cole. Encontrando apoio e também julgamento, os Hightower tomam para Aegon o reinado que deveria ser de Rhaenyra.

A coroação de Aegon

Rhaenys roubou a cena
Rhaenys roubou a cena

Com um golpe rápido, eficiente e traiçoeiro, Alicent e Otto não demoram para colocar a coroa na cabeça de Aegon II, cujo qual não queria ser rei, mas é rapidamente conquistado pelo poder quando vê o povo gritando seu nome. Enquanto o cenário era perfeito para os Hightower e seu plano parecia ser executado da melhor maneira possível, Rhaenys Targaryen resolveu dar sua resposta da maneira mais impactante possível. Resgatando sua dragão que estava aprisionada, Rhaenys surgiu montada em Meleys para causar medo e destruição.

A felicidade de Aegon II rapidamente foi interrompida, quando sua coroação virou o que parecia também o cenário de sua morte, assim como de toda sua família. Mas afinal, porque Rhaenys não matou todos os verdes naquele momento?

Porque Rhaenys não matou os verdes?

A decisão de Rhaenys deve ser tratada totalmente como política. Rhaenys é uma mulher forte e inteligente, conhecedora dos perigos assumidos em cada ação tomada, principalmente contra nobres e realeza. Embora Alicent e Otto estivessem ali, os outros Hightower estavam fora de Porto Real, o que significa que a morte de pai e filha causaria revolta em uma casa poderosa.

Além disso, casas fortes e importantes como os Lannister já haviam jurado lealdade a Aegon II, o que tornava ainda mais forte a possibilidade de uma revolta extremamente perigosa. Rhaenys muito provavelmente não quis iniciar uma guerra por conta própria, deixando a decisão para Rhaenyra. Se a filha de Viserys é a rainha por direito, cabe a ela decidir como responder a traição dos Hightower. Além disso, negociações de paz ainda não estavam totalmente fora de cogitação naquele momento, então Rhaenys não quis ser a culpada por mudar esta realidade.

Também é importante lembrar que queimar a família real ali poderia ser interpretado como um ato problemático por Rhaenyra, que poderia punir Rhaenys por sua ação. Em outras palavras, a Targaryen foi sensata e estrategista, tomando a decisão mais correta para si - e para os Sete Reinos.