A Intel lançou sua série de placas de vídeo Arc Pro. As GPUs desenvolvidas pela fabricante de processadores norte-americana são focadas em estações de trabalho (workstations) e notebooks de alto desempenho. Confira quais foram os modelos anunciados pela empresa.

A Intel Arc Pro A40 e a Intel Arc Pro A50 foram anunciadas no dia 8 de agosto de 2022 e são placas de vídeo desenvolvidas para estações de trabalho. Já as GPUs Intel A30M são voltadas para notebooks de nível profissional. Todos os modelos são capazes de aplicar Ray Tracing baseado em hardware, além de realizar aceleração de hardware AV1 e foram projetados para realizar tarefas de IA (inteligência artificial) e aplicativos de criação como, por exemplo, o Adobe Premiere Pro.

Sobre a Intel Arc Pro A40 e A50

A placa de vídeo Intel Arc Pro A40 é compacta e irá ocupar um único slot. Ela terá uma potência gráfica de 3,5 teraflops, 8 núcleos de ray tracing e 6GB de memória RAM GDDR6. A empresa planeja atingir o mercado de workstations slimline ou computadores pequenos.

Placa de vídeo Intel Arc Pro A40. Fonte: Intel
Placa de vídeo Intel Arc Pro A40. Fonte: Intel

Já a GPU A50 ocupa 2 slots e tem uma potência gráfica de 4,8 tereflops, 8 núcleos de ray tracing e 6G de memória RAM GDDR6. Considerando seu design duplo, acredita-se que esta placa será mais adequada para estações de trabalho tradicionais. Tanto a A50 quanto a A40 terão mini DisplayPorts para ligar mais de um monitor, podendo ser dois monitores em 8K 60Hz, um em 5K 240Hz, dois em 5K 120Hz ou quatro em 4K 60Hz.

Placa de vídeo Intel Arc Pro A50. Fonte: Intel
Placa de vídeo Intel Arc Pro A50. Fonte: Intel

Mesmo que seja possível jogar com as placas de vídeo da Intel, elas não foram desenvolvidas para jogos. A empresa diz que realizou o projeto de suas GPUs com otimizações para tarefas profissionais e aplicativos de criadores como Blender, HandBrake, Premiere Pro, DaVinci Resolve Studio e mais. Além disso, estas GPUs suportam aceleração de hardware AV1 completa.

Placa mobile Intel A30M

A GPU mobile da Intel, a A30M, tem um desempenho gráfico de 3,5 teraflops, oito núcleos de ray tracing e 4GB de memória RAM GDDR6. Ela foi desenvolvida para consumir no máximo entre 35 e 50 watts de potência e suas conexões de vídeo irão depender da configuração do notebook.

Lançamento e disponibilidade

Segundo a Intel, a sua linha de GPUs Arc Pro, que são voltadas para o mercado profissional, estará à venda até o final de 2022.