A Intel está lançando sua nova marca de GPUs hoje, a Intel Arc. Trata-se de uma linha de hardware e softwares de GPUs discretas. A primeira geração desta série será lançada no primeiro trimestre de 2022 e se chamará "Alchemist".

As GPUs Alchemist baseadas na arquitetura Arc da Intel chegarão tanto para notebooks quanto para desktops e vem para competir diretamente com a AMD e a Nvidia neste caso. Hoje tivemos uma publicação da Intel nos mostrando o protótipo de seu processador gráfico sendo utilizado para jogar os games PUBG, Psychonauts 2, Metro Exodus, entre outros.

De acordo com a Intel, as GPUs Arc serão capazes de realizar mesh shading, variable rate shading, video upscaling e real-time ray tracing. Além disso, a empresa ainda promete que seus chips gráficos irão ter AI-accelerated super sampling, uma tecnologia própria para concorrer com o Deep Learning Super Sampling (DLSS) da Nvidia e o FidelityFX Super Resolution (FSR) da AMD. Estas tecnologias servem para aprimorar os jogos de forma a conseguir uma boa taxa de quadros por segundo em uma resolução mais baixa, obtendo assim uma qualidade de imagem melhor.

O chefe do negócio de GPUs da Intel, Roger Chandler, diz:

"O lançamento da marca Intel Arc e a revelação das futuras gerações de hardware significam o profundo e contínuo compromisso da Intel com os jogadores e criadores em todos os lugares. Temos equipes fazendo um trabalho incrível para garantir que proporcionemos experiências de primeira classe e sem atrito quando esses produtos estiverem disponíveis no início do próximo ano."

Lançamento e disponibilidade

Como já foi dito acima, a primeira geração de GPUs Arc da Intel será a Alchemist e seu lançamento ocorrerá no primeiro trimestre de 2022. Além dela, a Intel planeja trazer em seguida as arquiteturas chamadas Battlemage", "Celestial" e "Druid". De acordo com a empresa, mais detalhes sobre o assunto deverão ser revelados até o final de 2021.