Como você já deve ter percebido, o streaming de músicas está começando a se voltar para o áudio de alta fidelidade. Tudo começou com a ideia do Tidal em 2014, mas demorou cerca de 4 anos para surgir algum grande serviço que adotasse a mesma visão, surgindo então, em 2018, o plano Deezer Hi-fi, porém, 1 anos depois, em 2019, tivemos um aumento no ritmo com o Amazon Music HD, seguido pelo Spotify e a Apple, que anunciaram a chegada da transmissão lossless para este ano, 2021. Agora, ironicamente, segundo a própria Apple, os fones de ouvido da empresa com cancelamento de ruído ativo (ANC) não irão suportar a transmissão de músicas no formato lossless, o que não é uma surpresa para quem entende o funcionamento da transmissão de áudio Bluetooth.

O site The Verge entrou em contato com a Apple para obter esclarecimentos e obteve a seguinte resposta:

"O áudio sem perdas não é compatível com AirPods, nenhum modelo. O modo de audição com fio do AirPods Max aceita apenas fontes de saída analógica. O AirPods Max atualmente não oferece suporte a formatos de áudio digital no modo com fio."

Artigo recomendado para leitura: Como a música chega aos nossos fones de ouvido

Transmissão Bluetooth é o que limita a transmissão do áudio lossless

Essa limitação já era de se esperar para os fones de ouvido True Wireless (TWS) AirPods e AirPods Pro devido a conexão Bluetooth e a utilização do codec de áudio AAC, que possui um limite muito baixo de bitrate. O ideal seria utilizar codecs como o aptX HD, LDAC e UAT, onde é possível obter uma capacidade de transmissão de até 1200kbps.

Artigos recomendados para leitura:

Apple diz que conversão do DAC e do ADC de seu adaptador pode afetar áudio lossless

Quando vamos analisar a situação dos AirPods Max, que se permite que o usuário conecte o fone de ouvido com cabos, a Apple afirma que mesmo tendo o cabo Lightning para P2 (3,5mm) vendido pela própria empresa, a pessoa não irá ouvir a qualidade oferecida pelo streaming de músicas lossless. De acordo com a Apple, foi dito ao TheVerge que quando se reproduz uma música em um formato que não possui perdas de informação em 24bits/48Khz utilizando um iPhone em conjunto com os AirPods Max através do dongle Lightning, o sinal digital é convertido para analógico (pelo DAC) e em seguida convertido para digital novamente (pelo ADC). Esta etapa de redigitalização é o motivo pelo qual a Apple diz que o usuário pode não estar ouvindo o áudio puro, sem perdas.

Artigos recomendados para leitura:

Mesmo que a Apple diga que pode haver perdas, não quer dizer que os AirPods Max não irão soar bem. Porém, se você for um purista audiofilo que almeja a melhor qualidade possível, talvez esta não seja a solução que esteja procurando.

HomePod Mini não irá suportar áudio lossless

Foi dito também pela Apple ao TheVerge que tanto o HomePod Mini quanto o HomePod não irão suportar áudio lossless, porém aceitarão o áudio espacial.

O que achou desta situação? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!