Alguns de vocês já devem ter ouvido falar do DAC (Digital to Analog Converter), chip responsável pela conversão do áudio digital em analógico. Porém, o áudio gravado através de microfones não é digital, é analógico. Então surge a pergunta: como fazer com que o áudio analógico se transforme em digital para assim termos a famosa mídia digital?

Como ocorre a captação do som

Dois microfones Neumann M49s - Foto por/Photo by: soundonsound
Dois microfones Neumann M49s - Foto por/Photo by: soundonsound

Tudo começa através da captação das ondas sonoras (ondas mecânicas) que fazem o diafragma vibrar. Essa oscilação do diafragma faz com que seja gerado o sinal analógico (voltagens em corrente alternada ou VCA). O sinal analógico é transmitido então através de um cabo com conector XLR ou TRS que estará conectado, por exemplo, a uma interface de áudio ou um console de mixagem, onde geralmente há várias entradas para microfones.

Como o sinal analógico é convertido em digital após ser gerado pelo microfone

Chip ADC (Analog to Digital Converter) AKM5720. Fonte: audiophonics
Chip ADC (Analog to Digital Converter) AKM5720. Fonte: audiophonics

Depois que o sinal analógico chega através do cabo do microfone até a interface de áudio (ou console de mixagem), ele será convertido por um chip chamado ADC (analog to digital converter), responsável por transformar a corrente elétrica do sinal analógico em um sinal digital. O ADC fará a leitura de vários pontos por segundo da onda elétrica gerada após a captação do diafragma do microfone, gerando uma versão digital do sinal elétrico, que obviamente não é idêntica, mas é aproximada da melhor forma possível, através da aproximação de valores durante a medição.

O que ocorre depois que o sinal analógico é convertido em digital pelo ADC

Após o som que ser convertido em sinal elétrico e posteriormente para um sinal digital pelo ADC, irá ocorrer o processo de edição e processamento do áudio digital gerado. Haverá então a seleção dos melhores takes (trechos) da gravação, onde o engenheiro de som irá realizar ajustes (se necessário) e finalizar esta etapa transferindo o produto para o responsável pela mixagem do som.

Imagem ilustrativa do processo de mixagem.
Imagem ilustrativa do processo de mixagem.

Na mixagem teremos a junção dos diferentes sons gravados e editados anteriormente utilizando um console de mixagem (ou mesa de som). Nesta parte, será feito ajustes de frequência, dos níveis de sinal, da dinâmica do som, do posicionamento dos instrumentos e vozes, além da adição de efeitos como, por exemplo, reverberação (tentativa de fazer o som ficar mais natural, mais real).

Por fim, após a mixagem, será realizada a masterização, que é onde se analisa o produto final gerado em diversos tipos de equipamentos como fones de ouvido e caixas de som e observa-se como ocorre a interação com o ambiente (no caso das caixas de som) ou ouvido da pessoa (no caso dos fones). O objetivo da masterização é realizar ajustes para que se consiga uma música que toque bem em diversos equipamentos de som mesmo que haja compressão ou distorção causada pelo setup de áudio que o ouvinte utiliza.

Após a masterização, onde a música será armazenada?

Depois de concluído o processo de masterização, será realizada a gravação do arquivo gerado para uma mídia digital, que pode ser física (CD, DVD, Blu-ray) ou arquivo digital (em formatos como WAV, FLAC, MP3, ALAC, AAC).

Imagem ilustrativa de mídias digitais físicas (CDs). Fonte: decortips
Imagem ilustrativa de mídias digitais físicas (CDs). Fonte: decortips

Conclusão

Embora muitos se preocupem com o DAC (necessário em qualquer equipamento de reprodução de áudio digital), por vezes esquecem de que é necessário um outro chip para que se transforme o áudio analógico em digital, o ADC.