No último dia 21, a Fundação Mozilla divulgou a nova versão do ranking "Privacy not included". O objetivo desse guia, é alertar as pessoas sobre os programas que acessam dados de forma indevida, ou que não oferecem a segurança que prometem. Segundo o novo levantamento, o destaque negativo envolve 21 apps de videochamada, em especial, o Facebook Messenger, WeChat e Houseparty.

Facebook Messenger e WeChat podem ser perigosos, diz Mozilla

Em suma, a Mozilla destacou os apps Facebook Messenger, WeChat e Houseparty, com o aviso "Privacy not included". O objetivo é ressaltar os problemas que eles apresentam, no que diz respeito aos quesitos de segurança. Além disso, a coleta de dados, o repasse de dados indevidos, a criptografia falha e o uso de inteligência artifical precária, também merecem atenção.

Ademais, o Slack também recebeu críticas da Mozilla, por não permitir o bloqueio de alguns contatos. Inclusive, os pesquisadores da dona do Firefox fizeram uma petição à companhia para adicionar o recurso.

Signal em destaque

Por outro lado, o Signal e o Threema foram muito elogiados pelos especialistas. Na análise do mensageiro, a Mozilla até brinca com o fato de o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, usar o Signal, ao invés do WhatsApp e o Messenger.

Em suma, a análise aponta para o fato de que o Signal nunca passou por nenhuma violação de dados. Além disso, o sistema coleta apenas os números de telefone, e não os repassa a terceiros para fins publicitários, como forma de monetização.

A questão publicitária é um dos maiores problemas o Facebook. É dito isso, pois as empresas de segurança, acusam a plataforma de usar dados pessoais dos usuários, para direcionar propagandas e ganhar em cima disso.

Problemas na Política de privacidade

A Fundação Mozilla também analisou o Facetime, o Viber, o Discord, o Google Meet, o Microsoft Teams, o Telegram, o Zoom, o WhatsApp e alguns outros menos conhecidos. E uma falha recorrente observada são as políticas de privacidade dos apps.

Em suma, há itens ilegíveis, e a ausência de uma linguagem mais clara sobre questões importantes. Tais como o período de retenção de dados, ou como pedir a exclusão de informações pessoais dos servidores.

Somente 8 dos 21 analisados, tinham informações de privacidade "amigáveis", à disposição dos usuários, aponta a Mozilla. Além disso, eles também criticaram as empresas como a Microsoft, por usarem políticas de privacidade que dificultam saber exatamente quais os dados que as plataformas coletam.