Recentemente o Instagram começou a implementar uma nova função para aprimorar a segurança do aplicativo contra a invasão de contas. Trata-se da "Security Checkup" (Verificação de Segurança), que tem como objetivo criar barreiras solicitando diversas informações para realizar o login. A funcionalidade também ajudará a verificar a atividade de login (histórico), a revisar as informações do seu perfil e a atualizar as informações de contato.

A nova ferramenta recomenda que não se utilize a autenticação de dois fatores, embora o Instagram recomende "fortemente" que se utilize. A empresa diz que irá implementar nas próximas semanas a verificação de conta através do número do WhatsApp. Com essa integração entre os aplicativos, será necessário inserir um código de 6 dígitos além da senha definida pelo usuário, igual ocorre no WhatsApp há um bom tempo.

Verificação de duas etapas sincronizada com o WhatsApp. Fonte: Instagram
Verificação de duas etapas sincronizada com o WhatsApp. Fonte: Instagram

Aumento de tentativas de pishing nos últimos meses

De acordo com o Instagram, nos últimos meses está havendo muitos relatos de tentativa de pishing em sua plataforma. Pishing é quando alguém tenta se passar pela empresa com um comunicado que parece oficial e consegue informações confidenciais da vítima como a senha das contas do usuário. O Instagram diz:

"Eles podem dizer que sua conta corre o risco de ser banida, que você está violando nossas políticas sobre propriedade intelectual ou que suas fotos estão sendo compartilhadas em outro lugar. Essas mensagens costumam ser scams e violam nossas políticas."

O que você achou desta nova implementação que o Instagram está aplicando? Gostou? Compartilhe com os amigos nas redes sociais e marque o "Oficina da Net"!