Com o início dos stories no Instagram, a plataforma optou por implementar a funcionalidade de links ativados ao deslizar o dedo para cima no intuito de ajudar contas comerciais a promover seus produtos e conteúdos. Entretanto a maneira como fazemos isso está mudando e agora a rede social irá utilizar stickers ("adesivos") para o acesso a links. Além disso, será possível enviar mensagens em stories que contêm links vinculados, algo que anteriormente não era permitido.

A novidade está restrita a um pequeno grupo de usuários do Instagram. O site TheVerge procurou por esclarecimentos e chegou a entrar em contato com o chefe de produto da empresa, Vishal Shah, que disse que o objetivo do novo recurso é "principalmente para aprender como as pessoas podem tirar proveito dos links".

Instagram muda compartilhamento de links nos stories e pode liberar para todos

De acordo com o Instagram, a companhia pretende monitorar os tipos de links que as pessoas utilizam em seus stories e, ao mesmo tempo, avaliar se há desinformação ou spam.

Segundo Vishal:

"Os adesivos (stickers) se encaixam mais na maneira atual como as pessoas usam a plataforma. O teste traz links para o mesmo tipo de sistema geral, que de uma perspectiva de sistema simples, também faz muito sentido."

O chefe de produto da rede social ainda diz que a empresa pretende de fato implementar os adesivos de maneira permanente, mas não se sabe ainda se será para todos ou somente para aqueles que já têm o privilégio de inserir links. Também foi informado de que a companhia não tem intenções de levar o recurso para outros lugares no app que não o stories.

Novo recurso poderá ajudar pequenos produtores de conteúdo

O teste que está sendo feito no momento parece estar sendo direcionado para aqueles usuários que obtiveram uma certa influência e alcance na plataforma, mas não da forma como o Instagram considera atualmente (no momento se exige que o perfil seja verificado ou tenha pelo menos 10 mil seguidores). Isso poderá ajudar pessoas que tentam publicar frases de impacto, mas não conseguir direcionar seus seguidores para o site.

Gostou da novidade? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!