O Instagram é atualmente uma das redes sociais mais populares do planeta, a rede social já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos e continua a crescer, mesmo que em um ritmo um pouco mais lento que antes. Confira a história completa do Instagram.

Mas hoje o artigo não é sobre a quantidade de usuários da Rede Social ou como o Mark Zuckerberg está indo com suas empresas. Vamos ver quais são os tamanhos corretos para você postar uma imagem no Instagram, seja na vertical, horizontal ou em Square (quadrado).

Então, qual o tamanho ideal para as fotos postadas no Instagram? Inicialmente, o tamanho costumava ser de 612px por 612px, mas mudou para 640px por 640px e na sequência foi alterado para 1080px por 1080px. Em 2015, o Instagram passou a adotar as imagens verticais e horizontais. Por isso, vamos ver os melhores tamanhos de imagens.

Também: Quer saber quais são os perfis mais seguidos do Instagram?

Os tamanhos de imagens do Instagram

Mesmo que a grande maioria das pessoas não se importe com o tamanho das imagens no Instagram, ele existe. Atualmente, a rede social apresenta três orientações de imagem:

  • Quadrado (Square)
  • Paisagem (Horizontal)
  • Retrato (Vertical ou Horizontal)

As três orientações mencionadas acima permitem uma maior versatilidade na criação de todas as imagens. O tamanho e Aspecto Ratio muda um pouco dependendo de onde você posta (linha do tempo, Stories ou IGTV) e também do conteúdo postado (vídeo ou foto).

Fotos

Então iremos começar falando sobre as fotos no Instagram, aqui encontramos 3 diferentes possibilidades de tamanho e aspecto de imagem, vamos a primeira.

Quadrado (Aspecto 1:1)

A imagem quadrada é exibida em no máximo 1080 X 1080 pixels, porém aparentemente em aparelhos móveis, o maior tamanho que podemos ver é de 600 x 600. Infelizmente os Stories não suportam este tipo de aspecto, então sempre haverá bordas na parte superior e inferior.

Exemplo:

Paisagem (Aspecto 1.19:1 até 16:9)

Aqui no modo paisagem já temos resoluções um pouco diferentes, o número máximo de pixels (em largura) ainda continua em 1080, porém o máximo de altura é de 566, então temos a resolução de 1200 x 566 pixels, esse aspecto também serve para os Stories.

Exemplo:

Visualizar esta foto no Instagram.

Consegue identificar esses smartphones da foto?

Uma publicação compartilhada por Oficina da Net (@oficinadanetoficial) em

Foto retrato (Aspecto 4:5)

As imagens verticais ou (ou retrato) são as que tem a maior resolução disponível, chegando a 1080 X 1350 pixels e assim sendo a maior a poder ser exibida em sua tela.

Exemplo:

Visualizar esta foto no Instagram.

Esse é o Galaxy Note 9 apresentado agora a pouco. Com versões: 6GB/128GB - US$ 999,99 8GB/512GB - US$ 1249,99 Sim 512GB de armazenamento interno, expansível até 512GB MicroSD. Pode ter 1TB dentro do bolso. Processador Snapdragon 845 Tela 6,4", QuadHD+, Super Amole, Gorilla Glass 5. Duas câmeras traseiras de 12MP, abertura variável f/1.5 a f/2.4, e teleobjetiva f/2.4. Faz vídeos 4K 60 fps. Frontal de 8MP f/1.7 Bateria de 4000 mAh Android Oreo 8.1 A caneta agora é bluetooth, pode controlar algumas funções configuráveis conforme os cliques do botão. Pré-order nos EUA já começou. No Brasil ainda sem informações. Mais informações no www.oficinadanet.com.br

Uma publicação compartilhada por Oficina da Net (@oficinadanetoficial) em

Vertical (Aspecto 9:16) - Stories

Aqui temos um tamanho exclusivo de fotos para os Stories, o aspecto de 9:16 é exclusivo á este tipo de postagem e tem resolução máxima de 1080 x 1920 pixels.

Videos

Os vídeos/reels do Instagram tem algumas resoluções compartilhadas com as fotos, enquanto outras são exclusivas de seu uso, como é o caso das fotos 9:16 no Stories.

Paisagem (Aspecto 1.19:1 até 16:9)

Quando postamos um vídeo na linha do tempo e em modo paisagem (na Horizontal), a resolução máxima é de 1080 x 608 pixels, a mesma utilizada para fotos neste enquadramento.

Vertical (Aspecto 9:16) - Stories e Live

E assim como fotos, vídeos em aspecto 9:16 também podem ser postados nos Stories e também é a única resolução de escolha para Lives. Todas são na exata mesma resolução que fotos: 1080 x 1920 pixels.

Ficou com alguma dúvida sobre as resoluções e aspectos de tela? Manda um comentário aí embaixo que iremos responder assim que possível!

Veja também: como excluir sua conta no Instagram.