A maioria dos estados já liberaram a página de acesso para visualização do valor a ser pago referente ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no ano de 2021. O estado de São Paulo, por exemplo, além de disponibilizar através da Secretaria da Fazenda também permite que os proprietários efetuem o pagamento do tributo através do internet banking, ou seja, acessando o aplicativo do banco em que possui conta corrente.

O IPVA é obrigatório?

Infelizmente sim. Caso o proprietário não faça o pagamento desse imposto ficará impedido de realizar o licenciamento anual do veículo e, consequentemente, será lavrado um auto de infração com base no art. 230 , V , do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que gera uma multa gravíssima no valor de R$ 293,47, acarretando em 7 pontos na CNH e apreensão do veículo até a quitação dos débitos em aberto.

Contas digitais

Por enquanto apenas o PagBank permite que seus usuários realizem o pagamento do IPVA 2021 através do aplicativo e com saldo na conta digital informando os dados do automóvel. Nubank, Inter e os demais permitem que seja feito o pagamento do boleto bancário como uma fatura comum, porém a baixa no sistema não é imediata.

Leia também:

Bancos tradicionais

Instituições bancárias como o Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil permitem que seus correntistas façam o pagamento do IPVA do ano vigente através do aplicativo. O tutorial pode variar de acordo com o banco, mas geralmente é o mesmo padrão. Vale ressaltar que apenas o estado de SP dispõe dessa funcionalidade por possuir convênio com os bancos.

Caso o veículo esteja registrado em outro estado é preciso conferir no Detran local às formas de pagamento. Apesar de não ser tão prático, também é possível quitar os débitos utilizando um caixa eletrônico (não disponível na rede Banco24h) ou nas casas lotéricas.

Atenção!

Lembre-se de conferir quais os meios de pagamento utilizados no seu estado!

Pague pelo aplicativo

Neste tutorial nós utilizaremos o aplicativo do Itaú Unibanco, porém o passo a passo é praticamente o mesmo para os demais bancos. Antes de iniciar é preciso que você tenha em mãos o RENAVAM e a PLACA do veículo que será cadastrado. Essas informações estão disponíveis no Certificado de Registo e Licenciamento Veicular (CRLV), popularmente chamado de "verdinho".

Cuidado!

Sempre utilize apenas o aplicativo do seu banco baixado diretamente da loja de apps do seu smartphone! Não clique ou insira dados pessoais em links recebidos por SMS, na dúvida, contate seu gerente!

1. Abra o aplicativo (neste tutorial o Itaú) e procure pela opção 'DETRAN.SP';
2. Em seguida pressione sobre 'ADICIONAR VEÍCULO' ou 'CADASTRAR AUTOMÓVEL';

Cadastre seu veículo. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.
Cadastre seu veículo. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.

3. Nesta etapa informe o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) que está contido no documento do seu automóvel;
4. Selecione qual opção deseja pagar (IPVA, Seguro DPVAT, licenciamento, multas ou multas RENAINF);

Informe o RENAVAM e um apelido para o veículo. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.
Informe o RENAVAM e um apelido para o veículo. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.

5. Veja qual opção de pagamento deseja: à vista com desconto ou parcelado em três vezes. Selecione e em seguida informe a senha de seis dígitos do seu cartão.

Selecione a forma de pagamento. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.
Selecione a forma de pagamento. Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro.

O que achou desta matéria? Sua opinião é importante para nós, comente!