O aplicativo que é utilizado para fazer o auxílio emergencial dos R$ 600 e também para sacar o FGTS tem enfrentado muitas reclamações de seus clientes devido as longas filas que usuários tem encontrado para poderem acessar o aplicativo.

A ideia da atualização é diminuir as grandes filas que clientes andam enfrentando e assim aumentar a eficácia de atendimentos realizados todos os dias, para fazer isso foram implementadas sessões que irão durar 72 horas, fazendo com que clientes que já passaram pela fila só precisem entrar nela novamente depois de 3 dias corridos.

O banco deu a seguinte declaração ao UOL:

"A Caixa vem implementando melhorias no aplicativo Caixa Tem, como a ampliação da validade da sessão de cada usuário durante 72 horas, o que evita a necessidade de nova fila virtual para acessar o Caixa Tem durante esse período."

"O aplicativo Caixa Tem está disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Devido à magnitude de acessos, média de 500 mil usuários por hora, podem ocorrer intermitências momentâneas em alguns serviços."

"(...) os clientes e beneficiários estão conseguindo efetivar suas operações. No acumulado, já são cerca de 40 milhões de usuários únicos, mais de 1,2 bilhões de consultas de saldo/extrato, 17,7 milhões de boletos pagos e 3,5 milhões de compras utilizando as maquininhas/QR Code."

Grande número de acessos simultâneos

Sem dúvidas um dos maiores problemas enfrentado pelo aplicativo é o gigante número de usuários simultâneos que acessam a plataforma a todo momento. Se você fizer a conta, verá que 500 mil usuários por hora resulta em torno de 8300 usuários por minuto, ou 138 usuários por segundo que tentam acessar o aplicativo.

Porém mesmo após a atualização do aplicativo, vários usuários foram ao Twitter relatar problemas não só de acesso mas até de visualização de saldo disponível no aplicativo, como relata o usuário @marcosO90178207.