Google Play anuncia atualização nas políticas de localização

Constantemente o Google faz ajustes em suas políticas de uso para aplicativos dentro da PlayStore. Agora tais mudanças atingem o acesso à localização e assinaturas.

Google Play anuncia atualização nas políticas de localização

O Google anunciou recente uma série de alterações nas políticas de uso para o Google Play que abrangem acesso à localização, assinaturas mensais e aplicativos maliciosos. As mudanças passarão a ser implementadas nos próximos meses.

O acesso à localização é uma das maiores preocupações dos usuários, afinal tem a ver com a privacidade do usuário. Enquanto uns aplicativos utilizam a permissão para auxiliar o usuário, outros aplicativos podem não ser tão amigáveis assim.

O Google tomou medidas para facilitar o controle de quais aplicativos têm acesso aos dados de localização. Com base nas novas opções do Android 10, o Android 11 oferece aos usuários a opção de conceder a um aplicativo acesso único à localização.

Em fevereiro, o Google anunciou que exigiria que os desenvolvedores obtivessem aprovação para acessar a localização de um dispositivo enquanto o aplicativo estivesse em segundo plano.

Tal política já está em vigor. No entanto, o Google está estendendo o cronograma para permitir que os desenvolvedores façam alterações. O prazo para a que os desenvolvedores ajustem novos aplicativos vai até agosto de 2020 e, para aplicativos já existentes, o prazo vai até novembro de 2020.

Outra questão importante, está relacionada aos aplicativos que possuem assinaturas recorrentes.

Alguns aplicativos não deixam claro como tais planos de assinatura funcionam, a nova política do Google foi alterada para garantir que os usuários entendam os termos da assinatura, avaliações gratuitas, ofertas do tipo "teste por 3 dias" e afins. Os desenvolvedores devem ser explícitos sobre os detalhes da assinatura.

Os usuários devem saber se uma assinatura é necessária para usar todo ou parte do aplicativo e, se uma assinatura não for necessária, o processo para ignorar a mesma deve ser simples. O período da assinatura e método de cobrança também deve ser claramente explicado.

Avaliações gratuitas e ofertas por período específico devem explicitar também as condições, prazo, preço, o que está incluído e como cancelar. Essa nova política deve ser implementada pelos desenvolvedores até 16 de junho de 2020.

Além disso, o Google fez algumas alterações na Play Store para aumentar a confiança do usuário sem que os desenvolvedores tenha trabalho com isso. O checkout da Google Play Store foi atualizado trazendo mais informações a respeito das transações.

Antes do término de uma avaliação gratuita ou preço de introdução e também quando as renovações de planos de 3, 6 ou 12 meses estiverem chegando ao fim, os usuários que possuírem esse tipo de planos recorrentes serão notificados que o período está para vencer e também o aviso de que a desinstalação de um aplicativo não cancela a assinatura.

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Conteúdo relacionado

Google PlayStore libera Dark Mode para todos os usuários
Smartphones

Google PlayStore libera Dark Mode para todos os usuários

No Twitter do próprio aplicativo foi divulgado um pequeno vídeo demonstrando como ativar o novo modo que deve diminuir a fadiga de seus olhos ao utilizar o celular em ambientes mais escuros ou mais tarde da noite.

Google em breve deve disponibilizar centenas de filmes grátis via Google Play
Google

Google em breve deve disponibilizar centenas de filmes grátis via Google Play

Google pode estar se preparando para modificar sua plataforma de filmes, Google Play Filmes, para disponibilizar de maneira gratuita seu conteúdo com anúncios.

AnTuTu é proibido na Google Play Store
Google

AnTuTu é proibido na Google Play Store

Os três aplicativos do AnTuTu, plataforma de benchmark, foram removidos da loja do Android. Segundo o Google, eles têm relação com uma desenvolvedora acusada de fraudes em anúncios.

Barcode Scanner infecta mais de 10 milhões de usuários Android
Aplicativos

Barcode Scanner infecta mais de 10 milhões de usuários Android

O aplicativo de leitura de código de barras já infectou 10 milhões de usuários do Android com uma atualização que passou pelo Google Play Protect

Problemas com o GPS do Waze? Veja como recalibrar sua bússola
Aplicativos

Problemas com o GPS do Waze? Veja como recalibrar sua bússola

Durante o uso do Waze é possível observar que em alguns momentos o que é apresentado no mapa não condiz com a situação real, ou seja, a bússola está descalibrada. Aprenda a solucionar esse problema.

Google Files: Atualização traz novos recursos
Aplicativos

Google Files: Atualização traz novos recursos

Files do Google, em sua versão 1.0.33 traz controles de velocidade de reprodução de vídeo e visualizador de PDF dedicado.