O AnTuTu se tornou um dos aplicativos de benchmark mais famosos do mundo, sendo referência para muitas pessoas quando se trata de registrar desempenho de smartphones e tablets. Na plataforma do Google, o aplicativo possui três categorias diferentes disponíveis para download na Play Store.

No entanto, isso agora é passado, dado que o gigante das buscas decidiu remover todos eles da loja devido ao possível relacionamento do AnTuTu com o desenvolvedor Cheetah Mobile que, aparentemente, controla o aplicativo de benchmark.

Para quem não sabe, o Google possui uma restrição com todos os aplicativos dessa empresa por conta de alguns problemas do passado relacionados à fraude em anúncios. Um dos aplicativos mais famosos do Cheetah Mobile é o Clean Master, que apesar de ser bastante popular no Android, foi relatado em 2014 que seus anúncios promoviam táticas enganosas.

Clean Master

Naquele mesmo ano, Ferenc László Nagy, da Sophos Labs, conseguiu constatar que anúncios pop-up do Clean Master mostravam que o dispositivo havia sido infectado por um vírus. Poucos meses depois, a Cheetah Mobile incentivou os usuários a desinstalarem o Google Chrome e substituí-lo pelo seu próprio navegador durante o processo de limpeza e otimização do seu aplicativo. Isso fez com que a companhia recebesse uma repressão do Google.

Em dezembro de 2018, a mesma Cheetah Mobile fez parte de um sistema de fraudes de cliques, algo que fez o Google remover dois de seus aplicativos da Play Store. No mês passado, a empresa excluiu quase 600 aplicativos da loja por "por violar a política de anúncios", incluindo todos da Cheetah Mobile.

Porém, de acordo com Zhao Chen, CEO do AnTuTu, o Google cometeu um erro, dado que a plataforma não tem relação com a Cheetah Mobile. Ele declarou em uma entrevista:

Recebemos um e-mail de notificação do Google em 7 de março informando que o AnTuTu era uma das contas relacionadas da Cheetah Mobile, e todos os aplicativos do AnTuTu foram removidos da Play Store. Mas, de fato, achamos que há algum mal-entendido sobre isso. O Antutu NÃO é a conta relacionada do Cheetah Mobile.

O AnTuTu foi fundado em 2011, mesmo antes da Cheetah Mobile, e é um dos primeiros desenvolvedores do Google Play. A Cheetah Mobile investiu em nós por volta de 2014 e se tornou um dos nossos acionistas desde então. No entanto, ainda mantemos uma conta considerável de ações e operações independentes da empresa, bem como nossa própria conta independente do Google Play. O Cheetah Mobile nunca tocou em nossa conta da Google Play, e o AnTuTu NÃO fez nenhuma promoção do software do Cheetah Mobile.

Acreditamos que o motivo do erro de julgamento do Google é que adquirimos e usamos os serviços jurídicos da Cheetah Mobile; portanto, nosso link da política de privacidade usou o endereço cmcm.com. É nisso que estamos trabalhando, incluindo a mudança de fornecedor legal.

Esperamos que o Google possa examinar a conta do AnTuTu com cuidado e finalmente resolver esse mal-entendido o mais rápido possível.

Via