Como fazer chamadas de vídeo pelo computador sem Webcam

Você já quis fazer chamadas de vídeo pelo seu computador mas não conseguia por não ter uma Webcam? Nós entendemos essa sensação e hoje vamos lhe trazer a solução de como fazer uma chamada de vídeo sem precisar de webcam.

Como fazer chamadas de vídeo pelo computador sem Webcam

Você já quis fazer chamadas de vídeo pelo seu computador mas não conseguia por não ter uma Webcam? Nós entendemos essa sensação e hoje vamos lhe trazer a solução de como fazer uma chamada de vídeo sem precisar de webcam, apenas seu celular e o seu computador conectados na mesma rede de internet de sua casa.

A boa notícia é que este método funciona com basicamente qualquer aplicativo de vídeo chamada, seja o mesmo executado de um programa em seu computador - Discord, por exemplo - ou dentro do próprio navegador - o Google Meets, muito utilizado por universidades para passar aulas online ao vivo.

O único requerimento para tudo funcionar é que você precisar estar em uma rede fechada, então se você está no WiFi da escola ou da universidade, por exemplo, ele não irá funcionar corretamente e inclusive pode mostrar a imagem de sua câmera para outras pessoas no recinto, então use somente em casa.

Mas sendo direto, vamos ao tutorial.

Como fazer chamadas de vídeo sem Webcam

1 - Baixe e Instale o Iriun Webcam

Este é o programa que irá fazer toda a magia para nós, ele é extremamente simples de usar e deve ser baixado tanto no seu computador quanto no seu Smartphone, e a boa notícia é que ele está disponível tanto para Android quanto para iOS, então você não ficará limitado por causa do seu sistema e celular.

Abaixo vou deixar os links de download do programa para Windows, Mac, Ubuntu, Android e iOS.

Nos Smartphones será necessário permitir que o aplicativo utilize a sua câmera e microfone, e será necessário dar estas permissões para o aplicativo poder funcionar normalmente, então clique OK caso apareça alguma notificação deste tipo quando estiver instalando e abrindo este aplicativo.

2 - Abra o aplicativo no seu computador e no seu celular

A segunda etapa deste tutorial é tão simples quanto o subtítulo sugere: apenas abra o aplicativo no seu celular e no seu computador, note que você não pode bloquear o celular enquanto estiver utilizando o aplicativo, se bloquear o mesmo não irá funcionar.

3 - Aproveite!

Após abrir o aplicativo no seu computador e no seu celular é só aproveitar! O máximo que ainda seria necessário configurar é a resolução da câmera, se você tem um ótimo WiFi pode selecionar a melhor resolução, mas se seu WiFi não é topo de linha recomendo utilizar no máximo 1280x720, o que já é mais que o suficiente também.

Imagem do aplicativo rodando
Imagem do aplicativo rodando

Gostou do tutorial? Tem mais alguma dica? Comente abaixo!

Acer Nitro 5: Não compre sem ver esse vídeo!

Comentários
Minha foto
Insira um comentário