As versões de aplicativos lite para Android estão rapidamente se tornando dominantes na Google Play Store, e vários dos principais aplicativos têm lançado sua versão despojada, menor e mais rápida. Além de ser uma ótima pedida para smartphones de baixa capacidade de armazenamento, eles podem livrar você de travamentos, removendo recursos que não são essenciais. Confira aqui as 15 melhores versões da Google Play Store.

Se você está procurando uma boa maneira de acelerar o seu smartphone, ou mesmo reduzir o uso de dados, há muitas versões oficiais de aplicativos populares como o Facebook ou o YouTube. Em geral, elas são menos ricas em recursos do que suas versões originais, mas geralmente são uma ótima pedida para quem está com o celular lotado.

Abaixo você pode conferir a lista de aplicativos lite que pode ajudar você. E no final, temos duas surpresas para você, leia até o fim do artigo para conferir.

Os 10 melhores jogos para Android sem internet

Os 10 melhores aplicativos lite para  Android

1. Facebook Lite

 

Facebook Lite
Facebook Lite

Independentemente de ter mais de um bilhão de downloads, o Facebook para Android é conhecido por ser um seqüestrar de memória RAM do dispositivo. Uma opção para resolver isso é desinstalar o aplicativo e abrir o Facebook no navegador Android.

Mas melhor ainda, você pode instalar uma opção mais viável, chamada de Facebook lite para Android. O leve aplicativo para Android tem apenas 1,39 MB de tamanho e cobre quase todos os recursos do aplicativo do Facebook.

O aplicativo é rápido, leve, economizando uma grande quantidade de dados, e ainda permite que você use mensagens do Facebook diretamente do próprio aplicativo. 

2 - Messenger Lite

Messenger Lite
Messenger Lite

Assim como o Facebook, o aplicativo Messenger também ocupa grande quantidade de memória. Além disso, pode ser a única razão para a baixa duração da bateria no dispositivo.

O Messenger Lite é uma alternativa ao aplicativo Messenger padrão para Android. É extremamente rápido e ocupa menos memória RAM, e menos consumo de dados em segundo plano. O aplicativo suporta chamadas de áudio e vídeo, que estão ausentes no mensageiro no aplicativo do Facebook Lite.

O aplicativo Messenger Lite não apresenta nenhum jogo ou suporte a GIF, mas vale a pena sacrificar-se disso em nome de menos consumo de bateria.

3 - Instagram Lite

Instagram Lite
Instagram Lite

O Instagram é um ótimo exemplo de app lite que vale a pena, porque sua versão web é bastante limitada, não permitindo por exemplo, upload de fotos. A versão Lite do aplicativo Instagram, apesar de ter menos de 1 MB, ainda consegue incluir todos os principais recursos que conhecemos e amamos no aplicativo Instagram completo. 

O aplicativo Lite permite postar fotos e adicionar filtros, exatamente como você esperaria, além de postar stories.

4 - Twitter Lite

Twitter Lite
Twitter Lite

Essa é uma ótima opção para aqueles internautas que não dispensam o Twitter do seu smartphone, e que buscam um aplicativo que não prejudique seu limite de dados, não trave e não detone com a bateria. 

O Twitter Lite é um aplicativo mais rápido e amigável aos dados, que dá a mesma experiência do aplicativo comum, só que usando menos de 3 MB de armazenamento interno. O aplicativo funciona sem problemas em qualquer dispositivo, até mesmo com conexões 2G ou 3G. 

5 - Uber Lite

Uber Lite
Uber Lite

Sim, até mesmo o popular serviço de motorista particular aparece em nossa lista de aplicativos lite para Android. Assim, quem tem um smartphone Android mais simples pode usar o serviço sem nenhum problema.

O aplicativo Uber Go para Android tem uma interface simples, e é extremamente fácil de usar. Você pode chamar um motorista em poucos minutos. O aplicativo tem menos de 5 MB e cobre todos os recursos necessários para reservar um carro.

6 - YouTube Go

O YouTube Go é a versão lite do aplicativo original YouTube. Embora o aplicativo lite seja otimizado para dispositivos de armazenamento inferiores, você pode usar este aplicativo do YouTube em qualquer outro dispositivo.

O aplicativo YouTube Go usa apenas 9,4 MB de armazenamento, mas possui vários recursos impressionantes. Por exemplo, você pode baixar seus vídeos favoritos se tiver uma conta premium. Além disso, você pode compartilhá-los instantaneamente nas redes sociais e sem usar dados móveis.

7 - Google Go

Vídeo incorporado do YouTube

Se o Google Chrome do seu smartphone está lento, ou simplesmente ocupa muito espaço e você quer desinstalá-lo, uma boa opção para fazer pesquisas do Google é o Google Go. Neste modo mais leve, os resultados da pesquisa são otimizados para economizar até 40% de dados.

O aplicativo do Google Go tem apenas 5 MB e inclui todos os recursos do aplicativo Android normal do Google. Este aplicativo lite para Android permite que você acesse rapidamente seus sites, aplicativos, imagens, vídeos, informações e favoritos com apenas alguns toques. 

8 - Google Maps Go

Google Maps Go
Google Maps Go

Outro grande problema para quem não dispõe de muita memória interna são os apps de mapas. O Google Maps pode ficar muito lento em um celular de baixa capacidade, o que o torna irritante para usar. Como alternativa, você pode fazer o download do Google Maps Go, que é a versão leve do aplicativo padrão do Google Maps na Google Play Store.

Como é um PWA (Progressive Web App), ele exige que o Google Chrome seja instalado no seu dispositivo. Se você não tiver o aplicativo, ainda poderá usar o Google Maps em qualquer navegador.

A versão do Google Maps Go tem todos os recursos do aplicativo normal, mas ocupa muito menos espaço e funciona sem problemas, mesmo em uma rede fraca.

9 - Google Assistente Go

Google Assistente Go
Google Assistente Go

O Assistente do Google ajuda os usuários do Android a usar o aparelho com as mãos livres, sendo capaz de fazer chamadas, envia mensagens de texto, dar respostas espirituosas, mostrar distâncias de lugares, fornecer informações meteorológicas, entre outras funcionalidades.

O Google Assistant Go tem os mesmos recursos, mas ocupa menos memória RAM e armazenamento no seu dispositivo Android. O aplicativo é rápido e dificilmente gastará uma quantidade de dados considerável.

10 - Gmail Go

Gmail Go
Gmail Go

O Gmail Go é um aplicativo Android com menos de 10 MB de armazenamento, mas que faz praticamente a mesma coisa que o app original.

O aplicativo de e-mail engloba uma caixa de entrada mais inteligente, que reúne intuitivamente seu e-mail diário. O aplicativo bloqueia automaticamente os e-mails de spam antes que cheguem aos seus olhos. E também vem com suporte a várias contas.

Mais 2 aplicativos lite para Android de bônus

Os aplicativos abaixo não são tão essenciais quanto os outros de nossa lista, mas são boas pedidas para você que não dispensa diversão e entretenimento.

Bônus 1 - Spotify Lite

Spotify Lite
Spotify Lite

O Spotify, maior aplicativo de streaming de música do mundo com mais de 180 milhões de usuários ativos mensais, ainda está testando uma versão leve de 15 MB para Android. O app original tem aproximadamente 100 MB, ou seja, uma economia de espaço de 85 MB. 

Embora muitos comentários mostram que recursos importantes, como a reprodução off-line, estão faltando, os usuários do Android que realmente querem economizar espaço podem fazer o download da versão lite. 

Download Spotify Lite

Bônus 2: PUBG Mobile Lite

PUBG Mobile Lite
PUBG Mobile Lite

Por esa talvez você não esperava: Poder jogar PUBG em dispositivos modestos, com menos memória RAM e sem comprometer a experiência de jogo, que é o que tem atraído milhões de fãs ao redor do mundo.

O PUBG Mobile Lite conta com um mapa menor, com 40 jogadores, com ritmo rápido de jogo, mantendo o estilo tradicional de jogo de PUBG.

Download PUBG Lite

Conclusões

Embora todos esses aplicativos lite para Android funcionem de maneira brilhante em dispositivos com pouco espaço de armazenamento ou com pouca memória, isso não quer dizer que não devam ser usados em dispositivos de alto desempenho. 

Na verdade, nos smartphones mais poderosos eles economizam uma enorme quantidade de bateria, além de erradicar qualquer outro problema com o seu dispositivo, como super aquecimento ou desempenho lento.

O que você acha desses aplicativos lite para Android? Compartilhe seus pensamentos na seção de comentários.