A partir das próximas semanas, o Google Lens, antes restrito somente a aparelhos da linha Pixel, deve chegar a outros aparelhos como Android e iOS. Em ambas versões, para poder utilizar o Lens é preciso ter a última versão do aplicativo Google Photos em inglês. No entanto, para alguns aparelhos específicos a tecnologia também poderá ser encontrada no aplicativo Google Assistant, sem precisar baixar o Google Fotos, mas ainda não se sabe quais smartphones serão.

Mas afinal, do que se trata o Google Lens? uma tecnologia inovadora capaz de fazer buscas inteligentes usando a câmero do seu celular. Lançado em 2017, as buscas são feitas na base de dados do Google, por meio do reconhecimento da foto. Basta apontar a câmera para o que está querendo encontrar, por exemplo, para um cartão de visitas, e o número do contato será incluído na agenda do Smartphone.

Através da imagem, a tecnologia Lens pode reconhecer de fachadas de lojas até código de barras e tipos de flores.
Através da imagem, a tecnologia Lens pode reconhecer de fachadas de lojas até código de barras e tipos de flores.

Além da procura por meio da captação de imagem, a novidade pode ser utilizada pelo Assistant através do feed do visor ao vivo. Apesar de estar na pré-visualização, os recursos são diversos, como a leitura e tradução de placas, inclusão de contato por meio de foto, busca de resenhas de livros, artes em museus, comentários e trailers de filmes, leitura QR e código de barras, reconhecimento de tipos de plantas, raças de cães e até modelos de carros.

O projeto foi apresentado poucos dias antes do Mobile World Congress - que aconteceu de 26 de fevereiro a 1° de março em Barcelona, Espanha - onde foi anunciada sua expansão além dos produtos Pixel. O congresso é o evento que anuncia as novidades mais importantes do mercado.

Para quem não vê a hora de testar o Google Lens pelo Google Fotos, recomenda-se a troca do idioma do aplicativo para o inglês e ir acompanhando as atualizações. Além de tudo, o app está em constante aperfeiçoamento pelo machine learning, com intuito de melhorar cada vez mais seus resultados.