Nesta quarta-feira (17), o Google confirmou os rumores sobre um lançamento de um novo aplicativo voltado para aparelhos iOS. Hoje, porém, a empresa revelou o aplicativo separado do Assistant para aparelhos iOS.

O Google Assistant, que foi anunciado no ano passado, permite que o usuário possa usar voz e linguagem natural para poder interagir com o seu smartphone ou mesmo outro dispositivo inteligente. O recurso é considerado mais robusto que a Siri.

Google assistant no iPhone

Agora, o Google pretende brigar diretamente com a Siri, assistente digital inteligente da Apple, pelos usuários do iPhone. O Google Assistant para iOS não irá funcionar do mesmo modo como no Android. De acordo com a gigante das buscas, isso irá acontecer em razão das restrições de API.

Scott Huffman, vice-presidente de engenharia do Assistant, durante a apresentação no evento anual Google I/O, em Mountain View, disse ainda que o recurso estará disponível em breve em português do Brasil, francês, alemão e japonês.

Assim sendo, o Assistant poderá realizar tarefas mais gerais no iOS, como enviar iMessages ou mesmo reproduzir uma música pelo aplicativo do Spotify. No entanto, configurar alarmes de despertadores ou coisas do tipo ficam de fora.

Google Lens

Na ocasião, o CEO da Google Sundar Pichai revelou outra grande novidade: - Veja mais em: o Google Lens. Ele será adicionado ao Google Assistant e ao Google Photos e mostra avanços impressionantes no reconhecimento de imagens e vídeos. "Os algoritmos de imagem são agora melhores que os olhos humanos", afirmou Sundar Pichai.

O Google Lens irá permitir que o usuário possa apontar a câmara a uma flor, um objeto, um restaurante e receber informações imediatas sobre isto.