O Sarahah é um aplicativo que foi desenvolvido em Israel que acabou viralizando neste mês. Através do aplicativo as pessoas podem mandar mensagens de forma anônima umas às outras, porém, com sua grande visibilidade atual, acabou atraindo a atenção dos cibercriminosos.

O golpe que está rolando chega na forma de um site malicioso e promete mostrar ao usuário a identidade que quem enviou mensagens no Sarahah. Os nomes dos serviços maliciosos variam: Sarahah Exposed, Sarahah View, Reveal Sarahah e Sarahah Spyer, por exemplo. Em comum, um único objetivo: roubar dados da vítima.

Começaram a usar o Sarahah como fonte de golpe? demorou até
Começaram a usar o Sarahah como fonte de golpe? demorou até

As páginas em questão possuem um layout semelhante e, antes de exibir a suposta origem das mensagens, solicita que o usuário instale aplicativos falsos no aparelho. Para completar, a vítima é instruída a se cadastrar em um serviço que envia mensagens ao celular do usuário por SMS, sendo que é cobrado por isso.

Vale mencionar que o próprio Sarahah tem sido usado para atrair vítimas. Nos perfis de várias pessoas estão aparecendo mensagens automáticas, convidando-as para conhecerem um "novo" serviço que mostra a identidade dos mensageiros. Claro que, no final das contas, o nome de ninguém é revelado.

Através do Twitter os administradores do Sarahah deixaram um recado alertado sobre tais serviços enganosos. "Gostaríamos de esclarecer que todas as mensagens sobre revelar a identidade dos remetentes são falsas", disse a empresa na rede social.