Sarahah copia números de contatos sem consentimento de usuários

Números dos contatos dos usuários do Sarahah estão sendo copiados sem que sejam percebidos.

Por Aplicativos Pular para comentários
Sarahah copia números de contatos sem consentimento de usuários

O Sarahah, o grande fenômeno para sistemas Android e iOS, responsável pelo envio de mensagens anônimas, pode estar fazendo mais que o prometido. De acordo com o analista de segurança Zachary Julian, o aplicativo copia toda a lista de contatos do usuário para os seus servidores logo após a instalação. Porém, isso não fica claro aos usuários, sendo que os objetivos da empresa também são desconhecidos.

O comportamento duvidoso do Sararah foi descoberto através do software de monitoramento BURP, que revela as conexões feitas no celular com servidores externos. Após instalar e realizar o login no aplicativo no seu aparelho Galaxy S5 com Android 5.1.1, o analista Julian observou que o programa começou a transmitir os números e também endereços de e-mails para todos os contatos armazenados do telefone.

Sarahah coletando seus contatos, cuidado
Sarahah coletando seus contatos, cuidado

Em seguida, o analista verificou se a mesma troca de dados acontecia através do iOS, porém, o sistema do iPhone pergunta ao usuário se quer autorizar o acesso à lista de contatos. O recurso em questão chegou ao Android somente nas versões 6.0 (Marshmallow) ou mais recente. Assim, donos de aparelhos mais antigos podem estar vulneráveis. O Sarahah, na Play Store, lista que acessa a agenda do telefone, com a informação escondida no fim da tela.

Zain al-Abidin Tawfiq, em resposta à publicação do Intercept, disse que a funcionalidade será removida já na próxima atualização. O desenvolvedor afirma que a intenção era utilizar os dados para que os usuários pudessem encontrar os seus amigos no serviço, no entanto, a função nunca foi disponibilizada.

O desenvolvedor diz também que a funcionalidade foi removida dos servidores e não há mais dados armazenados externamente.

Leia também: Entenda como Jair Bolsonaro criará seu novo partido com um aplicativo próprio e biometria dos smartphones. Acompanhe as últimas notícias de tecnologia aqui no Oficina da Net. Sempre trazendo conteúdos novos e produtos interessantes.

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Carregar comentários