Um novo bug no Windows 11 está dando dor de cabeça a muita gente. Após a atualização de outubro (KB5066835), usuários começaram a relatar que o teclado e o mouse simplesmente pararam de funcionar dentro do Ambiente de Recuperação do Windows (Windows RE), uma plataforma de recuperação que ajuda a reparar problemas comuns que impedem o sistema operacional de iniciar.

O que está acontecendo?

O problema foi confirmado pela própria Microsoft, que já reconheceu a falha e prometeu uma correção "nos próximos dias". Quem está enfrentando o problema relata que o Windows funciona normalmente, e que o defeito aparece assim que o computador entra no ambiente de recuperação, impedindo qualquer tipo de interação. Ou seja, se o seu PC não inicializar e você precisar do modo de recuperação, não conseguirá usar o teclado nem o mouse para tentar resolver o problema.

Atualização do Windows 11 trava teclado e mouse no modo de recuperação. Imagem: Reprodução
Atualização do Windows 11 trava teclado e mouse no modo de recuperação. Imagem: Reprodução

Curiosamente, teclados e mouses antigos com conexão PS/2 não são afetados, apenas os periféricos mais modernos com USB que deixam de responder. Isso faz com que muitos usuários fiquem literalmente "presos" no modo de recuperação, sem poder selecionar nenhuma opção.

O bug está presente nas versões Windows 11 25H2, 24H2 e também no Windows Server, e se soma a outros erros recentes do sistema. A mesma atualização KB5066835 já havia exigido um patch de emergência depois de causar falhas nas conexões locais, impedindo alguns desenvolvedores de acessar seus próprios computadores.

Microsoft prometeu corrigir o problema

Por enquanto, a recomendação é aguardar a correção oficial. A Microsoft afirmou que está ciente do problema e que vai divulgar novas informações em breve, seja apresentando uma solução temorária ou uma atualização com a correção definitiva.

Até lá, quem depender de recuperar seu sistema operacional pelo Windows RE, deve ter cuidado redobrado ou, se possível, recorrer a um teclado PS/2 para emergências.

Windows 10 chega ao fim do suporte

Windows 10 chega ao fim do suporte
Windows 10 chega ao fim do suporte

Mais de quatro anos após o lançamento do Windows 11, chegou a hora de o Windows 10 se despedir. A Microsoft encerrou oficialmente o suporte ao sistema na terça-feira (14), marcando o fim de uma era que começou em 2015 e ainda conta com milhões de usuários no mundo todo. A partir de agora, o sistema deixa de receber atualizações, correções de segurança e suporte técnico da Microsoft.

Com o fim do suporte, o Windows 10 não receberá mais patches de segurança nem melhorias de desempenho. Isso significa que falhas descobertas daqui para frente não serão corrigidas pela Microsoft.

Para quem possui um computador compatível, a empresa recomenda atualizar gratuitamente para o Windows 11, lançado em 2021 com melhorias visuais, desempenho otimizado e integração mais profunda com a nuvem.

Já quem tem PCs que não atendem aos requisitos mínimos do Windows 11 (como processador recente, TPM 2.0 e boot seguro) ainda pode recorrer a uma alternativa: o programa de Atualizações de Segurança Estendidas (ESU).

Via