A Microsoft afirmou recentemente que o Windows 11 24H2 é a versão mais confiável do Windows já lançada pela empresa. Mesmo com um grande número de relatos de bugs, como telas azuis da morte, quedas de desempenho, problemas com o cursor, incompatabilidade com alguns jogos e até falhas nos drivers, a gigante de tecnologia garante que esta versão apresenta uma estabilidade superior às outras versões já lançadas.
Windows 11 24H2 tem 24% menos falhas que a 22H2
Segundo dados coletados pela telemetria de confiabilidade da Microsoft, entre os PCs em uso, o Windows 11 24H2 apresentou uma redução de 24% nas taxas de falhas e reinicializações inesperadas quando comparado ao Windows 10 22H2. Para isso, a empresa explica que contou com a ajuda das suas equipes de engenharia, design e pesquisa, e que o objetivo era tornar o sistema mais resiliente para todos os usuários.

Além dessa confirmação, a Microsoft revelou mudanças visuais importantes para a famosa tela azul da morte (BSOD). Agora, ela ganhou um tom escuro e mais sóbrio, substituindo o azul tradicional. O novo design exibe uma mensagem curta e direta no centro da tela, incluindo o código de parada e o driver relacionado, além de uma versão hexadecimal do código. Esse novo formato evita o código QR que aparecia nas versões anteriores e promete ser mais rápido. A inicialização após uma falha, por exemplo, foi reduzida de 40 para apenas 2 segundos.
Outra novidade anunciada é a chegada da "Recuperação rápida da máquina", uma reformulação da ferramenta de reparo de inicialização no Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE). Essa função vai utilizar a conexão de rede do dispositivo para checar o sistema e tentar repará-lo automaticamente em caso de falhas ou loops de inicialização.

Além disso, os logs de erro serão enviados automaticamente para os servidores da Microsoft quando isso acontecer. Embora não haja previsão exata para o lançamento dessa funcionalidade, a expectativa é que ela chegue nos próximos meses.
Dito isso, a Microsoft parece querer convencer mais gente a adeir ao Windows 11, especialmente por que o Windows 10 está com os dias contados. A empresa já explicou por que os usuários deve aderir ao Windows 11 e promete um sistema mais estável e confiável para todos.