A Microsoft anunciou oficialmente a disponibilidade do Windows 11 25H2, também chamado de Windows 11 2025 Update. Esta é uma atualização secundária, baseada na versão 24H2, mas diferente do pacote KB5065789 que saiu ontem (30). Essa nova atualização traz melhorias de segurança e alguns ajustes internos, mas quem instalar vai ver poucas mudanças visuais.
O que muda no Windows 11 25H2
O Windows 11 25H2 foca em segurança e estabilidade. Entre as melhorias, a Microsoft explica que um dos avanços nesse update é a capacidade de detectar vulnerabilidades de compilação e também a possibilidade de codificação segura assistida por IA, embora a empresa não tenha detalhado exatamente como esse recurso vai funcionar na prática.

A principal novidade aqui é a instalação do pacote de habilitação de menos de 200 KB, que permite atualizar seu Windows 11 24H2 com apenas uma reinicialização, minimizando o tempo de inatividade.
Para empresas, a maior das novidades é o suporte a Wi-Fi 7 e a opção de remover aplicativos pré-instalados da Microsoft Store usando a Política de Grupo. Para os usuários comuns, a maior diferença é que update finalmente removeu o antigo PowerShell 2.0 do sistema.
Isso redefine também o ciclo de suporte do sistema: agora são 36 meses para as edições Enterprise e Education, e 24 meses para as edições Pro, Pro Education e Pro for Workstation. O suporte para consumidores termina em outubro de 2027.
Como instalar
Para quem ainda estiver no Windows 11 23H2, a atualização exige a instalação completa do sistema, como ocorreu com a 24H2. Caso queira instalar agora, é possível usar o Assistente de Instalação do Windows 11 ou aguardar até 14 de outubro de 2025, quando o update estará disponível automaticamente no Windows Update.
E os bugs?
Apesar da promesa de mais estabilidade, algumas pessoas já identificaram alguns bugs e a Microsoft confirmou dois problemas principais:
Reprodução de conteúdo protegido
Alguns aplicativos de DVD, BluRay ou TV digital podem apresentar falhas ao reproduzir ou gravar conteúdo protegido por DRM. Esse bug também pode afetar a versão 24H2.
Atualizações via WUSA
Atualizações instaladas a partir de pastas de rede com vários arquivos .msu podem falhar com o erro ERROR_BAD_PATHNAME. A solução é copiar os arquivos para o diretório local antes da instalação.
Nos dois caso, a Microsoft afirma que já está trabalhando em correções para futuras atualizações e recomenda que os usuários fiquem atentos às próximas versões cumulativas.