A atualização Windows 10 KB5065429 já está sendo distribuída e marca um momento decisivo para quem ainda usa a versão 22H2. Essa é a penúltima atualização de segurança antes da aposentadoria oficial do sistema, prevista para acontecer já em outubro de 2025. Depois dessa atualização, ao que tudo indica só mais um patch será liberado no próximo Patch Tuesday.
Microsoft libera acesso gratuito ao ESU; veja como funciona
Para amenizar o impacto do fim das atualizações do Windows 10, a Microsoft anunciou que parte dos usuários terá direito a um ano gratuito no programa Extended Security Updates (ESU), que estende a entrega de correções até 2026. Normalmente, essa assinatura custa US$ 30 por ano, mas quem cumprir os critérios de elegibilidade poderá ativá-la sem custo inicial.
Assim como a gente já explicou aqui no Oficina da Net, a inscrição no programa pode ser feita de três formas: usando o aplicativo Backup do Windows, resgatando 1000 pontos Microsoft Rewards ou simplesmente pagando a taxa de US$ 30. Independentemente da forma que você escolher, o benefício vai te garantir atualizações de segurança até 13 de outubro de 2026, permitindo que você use seu Windows 10 por mais algum tempo.

Conforme apurado pelo Windows Latest, a opção de registro só apareceu após a instalação do KB5065429, que atualiza os PCs para a build 19045.6332. Então antes de tentar resgatar seu benefício, você é obrigado a atualizar seu Windows 10 para o novo patch KB5065429. Além disso, é preciso já ter configurado o OneDrive e o Backup do Windows.
Depois que fizer tudo isso, basta acessar a seção O suporte do Windows 10 termina em outubro no Windows Update e selecionar Inscrever-se agora.
Vale lembrar que a opção ainda está sendo liberada gradualmente e pode não aparecer para todos os usuários, pelo menos não de imediato. Segundo a Microsoft, até 14 de outubro de 2025 todos os usuários elegíveis terão acesso a esse botão de inscrição.

O que muda com a atualização KB5065429
Apesar do destaque no ESU, a atualização também corrige problemas recentes. Um dos principais é o mau funcionamento da Interface de Dispositivo de Rede (NDI), que causava atrasos, falhas de áudio e queda de desempenho em transmissões após o patch de agosto. Outra correção reforça a segurança em conexões via SMB, permitindo que administradores apliquem novas regras em PCs gerenciados.
No momento, não há relatos de falhas graves associadas ao update, mas a recomendação é instalar o KB5065429 o quanto antes para manter o Windows 10 protegido até o fim do seu ciclo de vida.
Onde baixar
O download está disponível no Catálogo de Updates da Microsoft. O tamanho do arquivo varia de uma versão para outra, podendo chegar a 723 MB para quem tem a versão 21H2 baseada no sistema x64. O link está abaixo:
Windows 11 recebe Patch Tuesday KB5065426 de setembro
A Microsoft também começou a liberar duas atualizações como parte do Patch Tuesday de setembro de 2025 para o Windows 11. Um delas é identificada como KB5065426. A atualização já está sendo distribuída pelo Windows Update e também pode ser baixada manualmente no Catálogo do Microsoft Update. O update é obrigatório e leva os PCs para o Windows 11 Build 26100.6584. Além de correções de segurança, a atualização traz mudanças visuais e novos recursos.

Entre as principais mudanças, é o suporte ao Emoji 16.0. Apesar de já ser possível visualizar os novos emojis após a instalação, eles ainda não aparecem no painel de seleção, esse recurso deve ser liberado em uma futura atualização. Veja aqui todas as mudanças dessa atualização e como fazer o download agora mesmo.
Atualização KB5065431 marca o fim do Windows 11 24H2
A outra atualização que começou a ser liberada como parte do Patch Tuesday de setembro de 2025 é o patch KB5065431 e, assim como no caso dos usuários do Windows 10, ela também serve como um lembrete importante: o Windows 11 23H2 está chegando ao fim da linha. A versão terá suporte encerrado em 11 de novembro de 2025, e, a partir daí, não haverá mais correções de segurança ou melhorias. A recomendação da Microsoft é clara: migrar para o Windows 11 24H2 o quanto antes.
A Microsoft já iniciou a migração automática de PCs elegíveis (edições Home e Pro) para o 24H2, que é a versão atual do sistema. Essa transição foi adiada nos últimos meses porque diversos erros surgiram após o lançamento do 24H2, desde falhas em aplicativos de terceiros até recursos do próprio Windows que apresentaram instabilidade.
Com a maioria dos problemas corrigidos, o processo de atualização voltou a andar. Ainda assim, manter-se no 23H2 não é a melhor escolha, já que o sistema ficará vulnerável sem as próximas atualizações. A exceção vale apenas para as edições Enterprise e Education, que terão suporte estendido até 10 de novembro de 2026. Veja aqui o que muda com esse update e como baixar.