A Microsoft liberou o Patch Tuesday de setembro de 2025 para o Windows 11, identificado como KB5065426. A atualização já está sendo distribuída pelo Windows Update e também pode ser baixada manualmente no Catálogo do Microsoft Update. O update é obrigatório e leva os PCs para o Windows 11 Build 26100.6584. Além de correções de segurança, a atualização traz mudanças visuais e novos recursos.

Quais as novidades do Windows 11 KB5065426

Entre as principais mudanças, o update traz de volta o relógio completo no submenu Calendário da barra de tarefas, algo muito pedido pelos usuários desde a transição do Windows 10 para o 11. Agora é possível visualizar o relógio de forma mais clara e até ativar segundos manualmente.

Uma das novidades é a volta do relógio completo no submenu Calendário da barra de tarefas. Imagem: Windows Latest/Reprodução
Uma das novidades é a volta do relógio completo no submenu Calendário da barra de tarefas. Imagem: Windows Latest/Reprodução

O Explorador de Arquivos também recebeu ajustes. O menu de contexto agora tem um divisor para deixar a navegação mais intuitiva, enquanto a seção de recomendados mostra agora o perfil dos colegas em contas corporativas.

Outro destaque é o suporte ao Emoji 16.0. Apesar de já ser possível visualizar os novos emojis após a instalação, eles ainda não aparecem no painel de seleção, esse recurso deve ser liberado em uma futura atualização.

Recursos exclusivos dos PCs Copilot+

Quem tem um PC Copilot+, equipado com NPU, recebe ainda mais novidades. O polêmico Recall agora ganhou uma página inicial para facilitar o acesso ao histórico de atividades, enquanto o recurso Click to Do agora conta com um tutorial interativo.

O Recall agora tem uma página inicial que mostra todas as suas atividades. Imagem: Windows Latest/Reprodução
O Recall agora tem uma página inicial que mostra todas as suas atividades. Imagem: Windows Latest/Reprodução

Além disso, a busca nas Configurações está mais inteligente: basta digitar uma dúvida, como "aumentar o cursor do mouse", para que a IA sugira uma resposta pronta e já ofereça o atalho para a configuração.

Outras melhorias

Outras melhorias menores também foram observadas na nova atualização. São elas:

  • Windows Hello agora tem uma nova animação;
  • Widgets da tela de bloqueio ganharam personalização extra;
  • O Gerenciador de Tarefas unificou a forma de medir o uso da CPU.
  • A Pesquisa do Windows agora exibe visualização em grade para imagens;
  • Correções de estabilidade em apps como Bloco de Notas e Notas Adesivas.
Nova exibição de imagens no Explorador de Arquivos. Imagem: Windows Latest/Reprodução
Nova exibição de imagens no Explorador de Arquivos. Imagem: Windows Latest/Reprodução

Vale lembrar que as mudanças chegam de forma gradual. Ou seja, alguns usuários podem demorar alguns dias para visualizar todas essas novidades no sistema.

Onde baixar o Windows 11 KB5065426

A Microsoft liberou também os links diretos para baixar o instalador offline do update:

O pacote é pesado (quase 4 GB) porque inclui os modelos de IA usados nos PCs Copilot+. Quem não tem o hardware compatível não verá diferença prática, mas mesmo assim tem que fazer o download completo.

Windows 11 ganha novos recursos de IA no Explorador de Arquivos

Além das novidades da atualização KB5065426 de setembro, a Microsoft também começou a testar nesta semana as chamadas "ações de IA" no Explorador de Arquivos, um recurso que permite editar imagens e até trabalhar com documentos sem precisar abrir nenhum programa extra. A novidade já está disponível para inscritos do programa Windows Insiders e deve chegar ao público em geral em breve.

Windows 11 ganha ações de Ia que permite editar fotos sem precisar abrir o arquivo ou aplicativos. Imagem: Bleeping Computer/Reprodução
Windows 11 ganha ações de Ia que permite editar fotos sem precisar abrir o arquivo ou aplicativos. Imagem: Bleeping Computer/Reprodução

Por enquanto, os testes estão limitados apenas a arquivos JPG, JPEG e PNG, e permite fazer ajustes simples, como remover o fundo, apagar objetos indesejados e desfocar o plano de fundo. Além disso, a novidade também traz uma ferramenta que usa o Bing para realizar uma pesquisa reversa de imagens, ajudando o usuário a descobrir rapidamente de onde veio uma foto ou encontrar conteúdos relacionados na web.

A Microsoft explica que a ideia é manter o usuário no fluxo de trabalho, sem ter que abrir apps adicionais. Ao clicar com o botão direito em um arquivo compatível, já será possível acessar o menu "Ações de IA" e aplicar as edições de forma imediata. No futuro, também devem chegar opções para resumir documentos e integrar melhor com o Copilot, aproveitando o poder da inteligência artificial direto do sistema.

Via