A Microsoft está preparando mais uma novidade no Windows 11 que pode deixar o seu dia a dia muito mais prático. A empresa começou a testar as chamadas "ações de IA" no Explorador de Arquivos, um recurso que permite editar imagens e até trabalhar com documentos sem precisar abrir nenhum programa extra. A novidade já está disponível para inscritos do programa Windows Insiders e deve chegar ao público em geral em breve.

Como funciona as novas "ações de IA" do Windows 11

Por enquanto, os testes estão limitados apenas a arquivos JPG, JPEG e PNG, e permite fazer ajustes simples, como remover o fundo, apagar objetos indesejados e desfocar o plano de fundo. Além disso, a novidade também traz uma ferramenta que usa o Bing para realizar uma pesquisa reversa de imagens, ajudando o usuário a descobrir rapidamente de onde veio uma foto ou encontrar conteúdos relacionados na web.

Windows 11 ganha ações de Ia que permite editar fotos sem precisar abrir o arquivo ou aplicativos. Imagem: Bleeping Computer/Reprodução
Windows 11 ganha ações de Ia que permite editar fotos sem precisar abrir o arquivo ou aplicativos. Imagem: Bleeping Computer/Reprodução

A Microsoft explica que a ideia é manter o usuário no fluxo de trabalho, sem ter que abrir apps adicionais. Ao clicar com o botão direito em um arquivo compatível, já será possível acessar o menu "Ações de IA" e aplicar as edições de forma imediata. No futuro, também devem chegar opções para resumir documentos e integrar melhor com o Copilot, aproveitando o poder da inteligência artificial direto do sistema.

Disponibilidade

Os novos recursos estão sendo liberados primeiro para quem faz parte do programa Windows Insiders, no Canary Channel, a partir da versão Windows 11 Insider Preview Build 27938.

Essa atualização também adiciona uma seção em Configurações > Privacidade e segurança > Geração de texto e imagem, onde o usuário pode ver quais aplicativos de terceiros usaram os modelos de IA do Windows recentemente e controlar as permissões de acesso.

Via