Usuários do Windows 10 e 11 estão relatando vários problemas após as últimas atualizações do Patch Tuesday de agosto. Entre as queixas estão falhas na instalação, corrupção de dados, além de erros nos logs do Visualizador de Eventos. Agora, a Microsoft confirmou que já corrigiu o bug que estava impedindo a redefinição e recuperação de alguns PCs.

O que está acontecendo

A Microsoft já tinha dito que estava trabalhando em uma correção de emergência, e em sua páina do Windows Release Health, a empresa indicou que resolveu o problema no dia 15 de agosto através de uma atualização emergencial que está sendo liberada em fases para os usuários.

O problema estava afetando versões mais antigas, mas ainda suportadas, do Windows 10 e 11. Alguns desses PCs não estavam conseguindo usar as opções de Restaurar este PC ou Corrigir problemas via Windows Update. Seja pelo sistema ou por ferramentas de gerenciamento remoto como o RemoteWipe CSP, o usuários sempre encontravam falhas que impediam a execução da tarefa.

Função Restaurar este PC pode causar mais problemas em PCs que instalaram a atualização de agosto
Função "Restaurar este PC" pode causar mais problemas em PCs que instalaram a atualização de agosto

As versões afetadas incluem:

  • Windows 11, 23H2
  • Windows 11, 22H2
  • Windows 10, 22H2
  • Windows 10 Enterprise LTSC 2021
  • Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2021
  • Windows 10 Enterprise LTSC 2019
  • Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2019

O Windows 11, versão 24H2, a versão mais recente e considerada "mais confiável" pela Microsoft, não foi afetado. O bug é relativamente amplo, mas felizmente não atinge servidores, apenas clientes do Windows.

Problemas em SSDs e HDDs

Além disso, a atualização KB5063878, lançada para o Windows 11 24H2, trouxe relatos de unidades de armazenamento desaparecendo durante operações intensas de gravação. Usuários notaram que o SMART, sistema de monitoramento de saúde do disco, fica ilegível e arquivos podem ser corrompidos.

O problema costuma ocorrer quando a gravação ultrapassa 50 GB contínuos e o uso do controlador passa de 60% da capacidade. Um testador japonês avaliou 21 unidades diferentes, incluindo marcas como Samsung, Corsair, ADATA, Western Digital, HP e Seagate. Os problemas foram classificados em dois níveis:

  • NG Lv.1: unidade fica inacessível, mas volta após reiniciar.
  • NG Lv.2: unidade fica inacessível e não recuperável.

Esses erros lembram a falha que afetou o WD SN770 em 2024, quando alguns usuários também enfrentaram corrupção de dados e problemas de acesso.

Além disso, essa atualização apresentou o erro 0x80240069 ao ser instalada via WSUS ou SCCM, afetando principalmente ambientes corporativos. A Microsoft também já reconheceu esse problema, mas ainda não liberou a solução definitiva.

Via