A Intel acaba de liberar uma nova versão de driver para suas GPUs integradas e da linha Arc. A versão 32.0.101.6987, já disponível para Windows 11, não só traz mais velocidade para o sistema como também dá ao usuário um nível de controle inédito sobre o uso da memória da GPU. Se você já tem o app Intel Graphics Software no seu computador, basta abrir e verificar se a nova versão está disponível ou baixar direto do site oficial.
Windows 11 fica mais ágil com o novo driver
A mudança é sentida logo de cara: as animações do Windows 11 24H2 ficaram visivelmente mais suaves, com respostas mais rápidas em janelas, menus e transições. De acordo com testes realizados pelo site Windows Latest com laptops que usam a GPU Intel Arc integrada, o ganho de desempenho chegou a 5% em tarefas com uso de ponto flutuante (FPU), o tipo de cálculo usado em efeitos gráficos e jogos, por exemplo.

Além disso, quem tem um processador da nova linha Ultra 200V (codinome Arrow Lake-H) vai notar uma melhora ainda maior. O novo driver otimiza o consumo de energia nesses chips, o que pode render mais horas de bateria mesmo em tarefas mais pesadas. Isso é especialmente útil em notebooks, onde cada minuto longe da tomada faz diferença.
Jogos agora com mais FPS e suporte a títulos novos
Para quem curte jogar no PC, o novo driver também vai te ajudar. A Intel promete um aumento médio de até 6% nos quadros por segundo (FPS) em jogos populares, como The Dark Ages, rodando em 1080p com path tracing ativado.

O suporte "Game On Driver" também foi atualizado, garantindo compatibilidade otimizada com lançamentos recentes como Battlefield 6 (Beta) e Mafia: The Old Country. Isso significa gráficos mais limpos, tempos de carregamento menores e jogabilidade mais fluida para quem usa GPUs das séries Arc A, Arc B e integradas.
Agora você pode escolher quanta RAM a GPU vai usar
Um dos recursos mais curiosos desta atualização é a nova opção de "Substituição de memória de GPU compartilhada". Em vez de deixar o Windows decidir automaticamente quanto da sua RAM vai ser usada como memória de vídeo para a GPU integrada, agora você pode controlar isso manualmente.
Ainda não está claro quais processadores ou sistemas vão receber essa função, mas sabemos que ela será ativada apenas em CPUs específicas, provavelmente os modelos mais recentes. Para quem joga ou edita vídeo em máquinas sem GPU dedicada, essa liberdade pode ajudar a evitar gargalos de desempenho.