A contagem regressiva para o fim do Windows 10 já começou. A Microsoft confirmou que o sistema vai deixar de receber atualizações de segurança em 14 de outubro de 2025. Só que, para quem ainda não pretende migrar para o Windows 11, há uma boa notícia: existe uma forma de continuar protegido sem gastar nada. O caminho mais simples é usar o recurso de backup em nuvem da Microsoft, que depende do OneDrive.
Ganhe mais um ano de Windows 10 com backup em nuvem
A empresa vai oferecer um ano extra de atualizações gratuitas para quem ativar essa função e vincular o PC à conta da Microsoft. É uma estratégia pensada para facilitar a vida de quem ainda está preso ao Windows 10 que, apesar dos anos, continua presente em mais da metade dos computadores com sistema da empresa.
Mesmo assim, há um porém. O OneDrive só oferece 5 GB de armazenamento gratuito, o que pode ser pouco dependendo do tipo de backup. Caso o espaço acabe, será necessário assinar um plano: o mais básico custa R$ 12 por mês e dá acesso a 100 GB. Ainda assim, essa opção sai mais em conta do que o programa pago de atualizações, que custa US$ 30 por ano.

Além do backup, a Microsoft vai permitir outras formas de conseguir o suporte estendido. Uma delas é usar pontos do Microsoft Rewards: com 1.000 pontos acumulados, será possível resgatar mais um ano de atualizações de segurança. Esse programa é gratuito e oferece pontos por ações simples, como usar o Bing ou instalar apps da Microsoft.
Quem preferir, pode pagar pelo chamado ESU (Extended Security Updates), que é o pacote oficial de segurança prolongada. A inscrição no programa deve começar já em julho, com suporte garantido até 13 de outubro de 2026. Empresas, inclusive, poderão pagar por até três anos de proteção.
Windows 10 será encerrado
Lançado em julho de 2015, o Windows 10 chegou a ser o sistema mais usado do mundo, e ainda é o preferido de milhões de usuários. Só que, com a Microsoft cada vez mais focada no Windows 11, a transição é inevitável. E mesmo com soluções provisórias como essa, o fim definitivo do suporte já tem data marcada e não vai demorar para chegar.