Finalmente o Windows 11 versão 22H2 foi lançado pela Microsoft. Conhecida como "Windows 11 2022 Update", esta é uma atualização opcional que está sendo disponibilizada para computadores que rodam no mínimo Windows 10 versão 2004 ou uma versão mais antiga do Windows 11.

Com diversos recursos e melhorias de segurança para aprimorar a experiência geral do sistema operacional (SO), o Windows 11 22H2 é a primeira grande atualização do novo SO da Microsoft. Para aqueles que utilizam o Windows 10 e estão pensando em migrar para o Windows 11, este pode ser um bom momento.

Por se tratar de uma atualização opcional, para obter o Windows 11 22H2 é necessário acessar a seção de "Atualização e Segurança" no aplicativo Configurações para clicar em "baixar e instalar". A Microsoft alerta que se o computador não possuir compatibilidade de hardware ou de software, o Windows Update pode colocar o patch em modo de espera ou simplesmente impedir que o usuário receba a atualização.

Se detectarmos que seu dispositivo pode ter um problema, como uma incompatibilidade de aplicativo, podemos colocar uma proteção e não oferecer a atualização até que esse problema seja resolvido.

É possível forçar a atualização para a versão mais recente do Windows utilizando o programa Windows 11 Media Creation tool. O software também é capaz de criar uma ISO para realizar uma instalação limpa do Windows 11 22H2.

Windows 11 22H2: Quais são as novidades

Microsoft disponibiliza para todos a atualização do Windows 11 22H2. Fonte: Oficina da Net
Microsoft disponibiliza para todos a atualização do Windows 11 22H2. Fonte: Oficina da Net

O Windows 11 22H2 chegou nesse final de setembro de 2022 com diversos recursos novos e melhorias. Confira abaixo algumas das novidades que estão sendo disponibilizadas pela Microsoft com esta grande atualização do sistema operacional.

Aprimoramentos do Explorador de Arquivos

Com o lançamento do Windows 11 22H2, os usuários ganharam uma versão redesenhada do Explorador de Arquivos (File Explorer), onde há uma nova página inicial que dá acesso rápido aos favoritos e arquivos recentes. A Microsoft pretende adicionar o suporte a guias (abas) em outubro de 2022.

Aprimoramentos do Explorador de Arquivos (File Explorer) no Windows 11 22H2. Fonte: Microsoft
Aprimoramentos do Explorador de Arquivos (File Explorer) no Windows 11 22H2. Fonte: Microsoft

Xbox Controller Bar

Na grande atualização do Windows 11 há uma nova Xbox Controller Bar (barra de controle Xbox), que dá aos usuários uma interface mais amigável para controlar os jogos e atalhos para abrir os títulos jogados por último. É possível acessá-la apertando o botão Xbox em um controle Xbox conectado ao computador.

Novo Xbox Controller Bar no Windows 11 22H2. Fonte: Microsoft
Novo Xbox Controller Bar no Windows 11 22H2. Fonte: Microsoft

Controle inteligente de aplicativos

A Microsoft implementou um novo recurso de segurança no Windows 22H2 chamado Smart App Control. Sua função é bloquear aplicativos que não são confiáveis ou que não são assinados digitalmente.

Controle inteligente de aplicativos no Windows 11 22H2. Fonte: Microsoft
Controle inteligente de aplicativos no Windows 11 22H2. Fonte: Microsoft

Infelizmente o recurso só pode ser utilizado caso o usuário faça uma instalação limpa do Windows 11. Ou seja, se você estiver utilizando o Windows 10 e fizer uma atualização para o Windows 11, não será possível usufruir do Smart App Control.

Editor de vídeos Clipchamp

O novo editor de vídeos do Windows 11 chama-se Clipchamp e permite ao usuário combinar diferentes filmagens. O aplicativo já vem pré-instalado, mas é possível desinstalá-lo quando quiser.

Editor de vídeos Clipchamp no Windows 11 22H2. Fonte: Microsoft
Editor de vídeos Clipchamp no Windows 11 22H2. Fonte: Microsoft

Windows Snapping

Houve um aprimoramento do Windows Snapping, uma ferramenta que permite ao usuário arrastar uma janela para o topo, além de incorporar as guias (abas) do navegador Microsoft Edge. O diretor de produtos da Microsoft, Panos Panay, diz:

Com a nova atualização, estamos tornando os layouts do Snap mais versáteis com melhor navegação por toque e a capacidade de encaixar várias guias do navegador no Microsoft Edge.

Ações sugeridas na cópia de arquivos

Ao tentar copiar arquivos no Windows 11, irão aparecer "ações sugeridas" que darão opções sobre o que fazer passar os dados para a área de transferência. Por exemplo: Ao copiar um número de telefone do Bloco de Notas, o sistema operacional irá perguntar se o usuário deseja ligar para este celular. Outro cenário também que pode acontecer é ao copiar uma data, onde o Windows 11 sugere que você adicione um evento em seu calendário.

Ações sugeridas na cópia de arquivos no Windows 11 22H2. Fonte: Microsoft
Ações sugeridas na cópia de arquivos no Windows 11 22H2. Fonte: Microsoft

Barra de tarefas no Windows 11

Finalmente a Microsoft está implementando a capacidade de arrastar e soltar ícones na barra de tarefas do Windows 11. Com isso, os usuários poderão abrir mais rapidamente aplicativos utilizados com frequência.

Outro recurso interessante que foi adicionado é o de expansão da área de aplicativos fixados, para quando a barra de tarefas ficar muito cheia. Essa ferramenta irá fazer com que um pequeno menu seja aberto do lado direito da barra de tarefas para mostrar outros aplicativos abertos.

Gerenciador de tarefas no Windows 11

Na versão 22H2 do Windows 11 o Gerenciador de Tarefas utiliza a Fluent UI e a WinUI. Além disso, a nova versão do Gerenciador de Tarefas possui um novo menu que pode ser expandido ou não, permitindo que se visualize mais facilmente os processos que estão ocorrendo no momento.

Novo explorador de arquivos; Windows 11 22H2
Novo explorador de arquivos; Windows 11 22H2

Confira em nosso artigo o restante dos recursos lançados para o Windows 11 versão 22H2.