Logo no primeiro dia de outubro, a Microsoft liberou a atualização do Windows 11 25H2, tido como a principal atualização da empresa em 2025. Preparando o terreno, um dia antes a emreesa já tinha atualizado discretamente a Media Creation Tool, ferramenta usada para criar mídias de instalação do Windows. A partir dessa plataforma, é possível fazer uma instalação limpa, sem precisar baixar uma longa sequência de pacotes.

Mas como nem tudo são boas notícias, essa versão mais recente da Media Creation Tool tem apresentado falhas de execução no Windows 10. O aplicativo chega a abrir, mas trava poucos segundos depois, sem exibir mensagem de erro.

Windows 10 com problemas no Media Creation Tool

A própria Microsoft reconheceu o problema e recomenda que os usuários façam o download direto da ISO oficial no site da empresa. Depois, basta gravar a imagem em um pendrive usando programas como Rufus ou Ventoy. Esse é um processo simples e que muita gente conhece e usa para garantir uma instalação limpa e estável do novo sistema.

Windows 10 com problemas no Media Creation Tool
Windows 10 com problemas no Media Creation Tool

A situação só levanta uma dúvida: seria essa mais uma forma da Microsoft empurrar o Windows 11 para os usuários ou é só uma coincidência? Ao que se sabe, quem usa o Windows 11 recebo a nova build disponível, 26100.6584, que traz todas as correções de segurança e melhorias do Patch Tuesday mais recente. Antes, a ferramenta ainda oferecia a build 26100.4349, de junho de 2025.

Já não é de hoje que a Microsoft tenta forçar os usuários a migrarem para a nova versão do sistema, justificando que ela é plataforma mais segura e confiável e até ajustando os requisitos de segurança para facilitar essa mudança. Apesar disso, muitos tem relutado, ainda mais pela quantidade de bugs que as atualizações mais recentes tem gerado.

Vale lembrar, porém, que o suporte do Windows 10 está acabando: termina em 14 de outubro de 2025. Para continuar utilizando essa versão do sistema, o usuário vai precisar aderir a um plano extra de atualizações gratuitas, mas para isso é necessário configurar a conta com o OneDrive. Outra opção é pagar pela programa de atualizações, que custa US$ 30 por ano.

Windows 11 25H2 é uma atualização menor, mas importante

Apesar de o nome sugerir uma grande atualização, o Windows 11 25H2 não chegou atrazer mudanças drásticas em relação à versão 24H2. Ambas compartilham a mesma base de recursos e desempenho semelhante. A nova versão foca em segurança e estabilidade.

Windows 11 25H2 está disponível. Imagem: TechPowerUp/Reprodução
Windows 11 25H2 está disponível. Imagem: TechPowerUp/Reprodução

Entre as melhorias, a Microsoft explica que um dos avanços nesse update é a capacidade de detectar vulnerabilidades de compilação e também a possibilidade de codificação segura assistida por IA, embora a empresa não tenha detalhado exatamente como esse recurso vai funcionar na prática.

A principal novidade aqui é a instalação do pacote de habilitação de menos de 200 KB, que permite atualizar seu Windows 11 24H2 com apenas uma reinicialização, minimizando o tempo de inatividade.

Para empresas, a maior das novidades é o suporte a Wi-Fi 7 e a opção de remover aplicativos pré-instalados da Microsoft Store usando a Política de Grupo. Para os usuários comuns, a maior diferença é que update finalmente removeu o antigo PowerShell 2.0 do sistema.

Como baixar o Windows 11 25H2 atualizado

Quem quiser confirmar se já está com a versão mais recente da Media Creation Tool pode clicar com o botão direito no arquivo, abrir a aba Propriedades e acessar a seção Detalhes. Lá será possível verificar a build exata usada na instalação.

Outra opção é baixar a ISO diretamente dos servidores da Microsoft, o que garante acesso imediato à versão mais nova e evita falhas no processo. Essa alternativa é recomendada especialmente para quem enfrenta incompatibilidades com o Windows 10.