A atualização KB5012170 do Windows vem causando diversos problemas, indo desde falhas na inicialização do sistema operacional com prompts de recuperação do BitLocker até queda de desempenho nos computadores. Confira abaixo o que está havendo!

No Patch Tuesday de agosto de 2022 a Microsoft lançou a "atualização de segurança para Secure Boot DBX" (KB5012170) para aplicar correções de vulnerabilidades encontradas nos UEFI bootloaders que poderiam ser utilizados para contornar o recurso do Windows Secure Boot e executar código códigos maliciosos. Para corrigir essas vulnerabilidades, foram adicionados pela Microsoft certificados para carregar os UEFI bootloaders vulneráveis na lista de revogação UEFI (Banco de Dados de Assinatura Proibida de Inicialização Segura (DBX), evitando que eles sejam utilizados na Inicialização Segura.

O problema mencionado no início ocorre quando o computador não tem um bootloader válido. Quando o usuário tentar instalar a atualização KB5012170, será gerado o erro 0x800f0922 que impedirá que a instalação seja concluída, o que é bom pois se ela fosse finalizada, a máquina não iria iniciar o Windows. A Microsoft deve corrigir esse erro através da verificação do firmware UEFI atualizado do fabricante do dispositivo.

Atualização KB5012170 causa vários problemas

O erro 0x800f0922 não foi o único a ser causado pela atualização KB5012170 do Windows. De acordo com o site TheRegirster, alguns usuários do Windows estão tendo telas de recuperação do BitLocker depois de instalar o patch. Usuários do fórum Microsoft Answers, Twitter e Reddit estão relatando o mesmo problema.

Tela de recuperação do BitLocker no Windows após instalação da atualização KB5012170. Fonte: theregister
Tela de recuperação do BitLocker no Windows após instalação da atualização KB5012170. Fonte: theregister

Se você estiver enfrentando problemas com a tela de recuperação do BitLocker, você pode encontrar normalmente a chave de recuperação em sua conta Microsoft. A Microsoft ensina em sua página como encontrar a chave de recuperação do BitLocker no Windows. Se você for um usuário corporativo, o administrador terá de recuperar a chave de recuperação do Bitlocker dos usuários e computadores do Active Directory.

O site BleepingComputer relata que alguns usuários estão tendo tempos de inicialização mais lentos, além de alteração das configurações de disco (de RAID para AHCI) nas configurações de firmware. Confira os relatos abaixo.

Eu tenho o Windows 10 21H1 e depois de baixar a atualização na semana passada, notei que o tempo de inicialização mudou para MUITO longo.

Posso confirmar isso. O que é pior, a atualização mudou meu modo RAID para AHCI, então eu tive que colocá-lo de volta manualmente em aproximadamente 10 dispositivos, que rodavam em BSOD. Todos eles. Quase novos Latitudes 5320 e todos se comportaram da mesma forma. Você pode ver se a atualização também alterou seu modo RAID.

É provável que os usuários tenham estes problemas apenas uma vez e eles sumam após inserir a chave de recuperação do BitLocker ou modificar as configurações do disco.

Conseguiu resolver o problema? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua experiência!