No Windows 10 e 11 há duas formas populares de se fazer login: através de um PIN e via senha comum. Entretanto, a Microsoft força o usuário a utilizar o PIN. Entretanto, como estamos acostumados a sempre utilizar uma senha comum, nos perguntamos qual das opções seria a mais segura para se utilizar. Confira neste artigo o que cada uma das opções de acesso oferece para o usuário.

A princípio, utilizar um código PIN parece ser menos seguro, principalmente por conter tão poucos dígitos (quatro). Mas será que este é um método inseguro mesmo? Veja a seguir!

Quais as formas de acesso a um PC Windows?

Há três formas de se fazer login em um computador (PC) com Windows. Cada uma delas possui características diferentes, como pode ver abaixo.

  • Conta local com senha - Só funciona com uma máquina (computador) em específico. Não há opção de restauração de configurações online. Mas, em contrapartida, não há ataques online. Não tem como monitorar online ou recuperar o acesso de forma remota online.
  • Conta da Microsoft com senha - serve para qualquer serviço online da Microsoft. É possível acessar diversos dispositivos ou serviços com uma única senha, contato que eles utilizem um sistema operacional ou programa da Microsoft. É possível restaurar configurações e monitorar o acesso online. É suscetível a ataques online.
  • Conta da Microsoft com PIN - Só funciona no PC (computador) em que foi definido o PIN. Há como restaurar o acesso através de uma conta Microsoft. Não há ataques online, pois o acesso é local (offline).
Opções de entrada no aplicativo Configurações do Windows 10. Fonte: Vitor Valeri
Opções de entrada no aplicativo Configurações do Windows 10. Fonte: Vitor Valeri

Ao optar por utilizar o código PIN, o usuário irá se beneficiar dos pontos positivos de uma senha de conta local e da senha da Conta Microsoft. Como o PIN é armazenado localmente (fora do acesso à internet), ele é imune a ataques online. Mesmo ataques locais tem uma certa dificuldade para obter a senha, pois a Microsoft desenvolveu mecanismos para impedir ataques rápidos de força bruta.

Embora ainda seja possível adivinhar o PIN, o usuário pode melhorar a segurança utilizando um código de mais de quatro dígitos como, por exemplo, um de seis ou oito. Mesmo que haja o acesso não autorizado ao computador, ainda é difícil acessar a Conta Microsoft do usuário, pois ainda será cobrado a senha específica da conta para acessar os dados.

Opções de alteração do código PIN no Windows 10. Fonte: Vitor Valeri
Opções de alteração do código PIN no Windows 10. Fonte: Vitor Valeri

O que fazer para aumentar ainda mais a segurança?

Para aqueles que querem melhorar ainda mais a segurança contra invasões em seu computador (PC), há a opção de criptografar completamente o dispositivo. Ao fazer isso, será necessário inserir a senha para descriptografar o computador antes de digitar o PIN, por exemplo. Abaixo há algumas opções de programas de criptografia de unidades de armazenamento (HDDs e SSDs):

  • VeraCrypt
  • BitLocker
  • DiskCryptor

O que achou deste artigo sobre a segurança dos métodos de login no Windows 10 e 11? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!