A atualização de agosto (KB5016629) para Windows 11 está causando novos problemas para alguns usuários. A informação foi relatada pela própria Microsoft, mas isso não é uma surpresa caso você venha acompanhando os patches lançados para o Windows 11 desde quando o sistema operacional foi lançado. Entretanto, espera-se que a situação melhore com a atualização para o Windows 11 versão 22H2.

Geralmente, toda 2ª terça-feira do mês o Patch Tuesday do Windows é lançado. Nesta atualização costuma-se ter diversas melhorias e correções para o sistema operacional da Microsoft. Agora, no Patch Tuesday de agosto para Windows 11 tivemos problemas relatados por usuários, incluindo um bug em que a instalação falha e nenhuma mensagem de erro é exibida.

Mesmo com os bugs da atualização KB5016629 sendo relatados agora, ela trouxe a correção para um problema que afetava o funcionamento do menu Iniciar. O mau funcionamento do menu Iniciar foi descrito pela primeira vez na atualização de julho de 2022 e impedia os usuários de acessá-lo.

Problemas com a atualização KB5016629 do Windows 11

O primeiro da atualização KB5016629 para Windows 11 reconhecido pelos usuários foi o que aconteceu durante a instalação. O processo simplesmente é interrompido inesperadamente. Alguns relataram a seguinte mensagem de erro quando isso ocorre:

Atualização cumulativa 2022-08 para Windows 11 para sistemas baseados em x64 (KB5016629) - falha ao atualizar com erro Erro de instalação - 0x80073701

No Hub de Comentários, um usuário relata:

Demora muito para baixar e, em seguida, apresentar esse erro - nenhuma outra informação - alguém na Microsoft deve saber o que significa o código de erro e como corrigi-lo.

Embora existam diversos relatos parecidos no Hub de Comentários, o bug não foi reconhecido pela Microsoft. Porém, a desenvolvedora do Windows relata que identificou um problema que pode causar o mal funcionamento do XPS Viewer, impedindo os usuários de abrir documentos XPS em idiomas diferentes do inglês. O problema afeta arquivos no formato XML Paper Specification (XPS) e Open XML Paper Specification (OXPS).

Caso o seu computador seja afetado pelo bug do XPS Viewer, a mensagem de erro "Esta página não pode ser exibida" será exibida. Esse problema também causa o alto uso da CPU (processador) e aumenta o uso de memória RAM pelo aplicativo. A Microsoft diz:

Quando o erro for encontrado, se o XPS Viewer não for fechado, poderá atingir até 2,5GB de uso de memória antes de fechar inesperadamente.

Você enfrentou algum destes problemas relatados aqui? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua experiência!