O Outlook está travando ao abrir e-mails com tabelas como, por exemplo, os enviados pelo Uber. Recentemente a Microsoft confirmou que está havendo problemas em sua plataforma de e-mails para abrir, responder e encaminhar e-mails que possuem tabelas.

Em uma publicação feita na página de suporte da Microsoft, a desenvolvedora do Windows alerta aos usuários do Outlook dizendo que "Ao abrir, responder ou encaminhar alguns e-mails que incluem tabelas complexas, o Outlook para de responder". Além disso, a empresa ainda diz que os e-mails que possuem tabelas poderão causar o travamento do Microsoft Word.

Captura de tela do aplicativo para desktop do Outlook mostrando momento em que ele está travado. Fonte: Microsoft
Captura de tela do aplicativo para desktop do Outlook mostrando momento em que ele está travado. Fonte: Microsoft

Outlook: Solução temporária para resolver o problema de travamento de e-mails com tabela

Infelizmente ainda vai demorar mais de uma semana para sair uma atualização que corrija o bug do Outlook travar ao abrir e-mails com tabelas. Porém, a Microsoft disponibilizou uma solução temporária para que o usuário volte a uma Build que não foi afetada pelo problema. Siga abaixo o passo a passo para reverter o patch do Office instalado que está causando o erro.

Passo 01: Embaixo, na barra de tarefas, clique no menu Iniciar e selecione a barra de pesquisa.

Passo 02: Escreva "Prompt de comando", clique com o botão direito do mouse quando o aplicativo aparecer nos resultados e selecione "executar como administrador".

Passo 03: No Prompt de Comando, digite ou cole os dois comandos abaixo (pressione a tecla "enter" após cada um deles)

  1. cd %programfiles%\Common Files\Microsoft Shared\ClickToRun
  2. exe /update user updatetoversion=16.0.15225.20288

Quando será disponibilizada uma correção?

Segundo a Microsoft, no Patch Tuesday de agosto de 2022 para Windows 10 e 11 será disponibilizado uma atualização para corrigir o erro de travamento do Outlook que está ocorrendo devido a abertura de e-mails com tabela. Esta atualização será lançada no dia 9 de agosto de 2022.

Problemas recentes no Outlook

Em junho de 2022 a Microsoft chegou a confirmar que o Outlook estava tendo problemas para exibir e-mails recentes quando o usuário tentava buscá-los através da barra de pesquisa. Este bug estava ocorrendo no aplicativo do Outlook para desktop do Windows 11 e afetou usuários que utilizam POP, IMAP e contas offline do Exchange, que dependiam do serviço local do Windows Search para indexar e-mails.

Além do mal funcionamento citado acima, o Outlook ainda passou por problemas após a instalação da atualização de novembro de 2021 para Windows 10. O bug só foi corrigido em janeiro de 2022. Como se não bastasse, foi relatado em dezembro de 2021 que usuários do Windows 11 que utilizavam o Outlook para Microsoft 365, Outlook 2019 e Outlook 2016 tiveram problemas de pesquisa de e-mails após a atualização.

O que achou da solução temporária dada pela Microsoft para resolver o problema no Outlook? Conseguiu resolvê-lo após seguir os passos? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!