A Microsoft alertou que computadores Windows com processadores mais recentes podem causar "danos de dados" no Windows 11 e no Windows Server 2022. De acordo com a empresa, há a chance de ocorrer perda de dados nos sistemas operacionais afetados, porém não foi detalhado o que esperar caso o computador seja afetado.

Segundo a Microsoft, os computadores afetados pelo problema reconhecido utilizam os modos de codificação de bloco AES-XTS (modo de livro de código aprimorado baseado em AES XEX com roubo de texto cifrado) ou AES-GCM (AES com modo Galois/Counter) no hardware. Em sua publicação, é dito:

Os dispositivos Windows que suportam o mais novo conjunto de instruções Vector Advanced Encryption Standard (AES) (VAES) podem ser suscetíveis a danos nos dados.

O problema foi corrigido nas atualizações de maio e junho de 2022

É dito pela Microsoft que o problema causado foi resolvido através das atualizações de segurança disponibilizadas no final maio ou início junho de 2022. Porém, estas mesmas atualizações vêm impactando o desempenho dos computadores com Windows 11 (ou Windows Server 2022) afetados, pois as operações baseadas em AES podem chegar a ser duas vezes mais lentas após instalar os patchs no hardware.

O desempenho da máquina pode ser afetado de diversas formas como no BitLocker, no Transport Layer Security (TLS) (especificamente balanceadores de carga) e na taxa de transferência de disco (especialmente para clientes corporativos). Mas se acalme, pois há uma solução temporária que a Microsoft disponibilizou.

Solução temporária para o problema

Após instalar a atualização opcional do final de junho para Windows 11 e Windows Server 2022 ou o Patch Tuesday de julho de 2022 (Windows 11, Windows Server 2022), o problema de degradação do desempenho das máquinas afetadas pelo problema citado no início desta matéria deverá ser resolvido.

Se isso afetar você, recomendamos que você instale a versão de visualização de 24 de maio de 2022 ou a versão de segurança de 14 de junho de 2022, o mais rápido possível, para evitar mais danos. O desempenho será restabelecido depois que você instalar a versão de visualização de 23 de junho de 2022 ou a versão de segurança de 12 de julho de 2022.

Para baixar e instalar manualmente a atualização, basta baixar os patchs da atualização do dia 12 de julho de 2022 para Windows 11 ou Windows Server 2022 clicando nos links abaixo.

Ao clicar no link acima, você irá acessar o catálogo de atualizações da Microsoft. Siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5015814 ou KB5015827 para a versão do Windows 11 ou Windows Server 2022 que está no seu computador.

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 11 ou Windows Server 2022.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.