Se você está enfrentando problemas para acessar o Menu Iniciar no Windows 11, você não é o único. De acordo com o site Windows Latest, os dispositivos que receberam as atualizações KB5015882 e KB5015814 não estão conseguindo acessar o menu, seja usando o mouse ou a tecla com a bandeira do Windows no teclado. O bug irritante faz com que o Menu Iniciar feche logo depois que você o aciona.

A atualização KB5015882 chegou para oferecer, entre outros recursos, a capacidade de exibir notificações urgentes mesmo quando o modo de foco estiver ativado. Já o pacote KB5014668 é uma atualização de segurança e tem como objetivo corrigir um problemas com conexões Wi-Fi. Embora seja uma falha realmente grave, a Microsoft agiu rápido e reconheceu o problema:

Após a liberação do pacote KB5014668 e updates posteriores, recebemos relatos de que um pequeno número de dispositivos pode não abrir o Menu Iniciar. Nos dispositivos afetados, clicar ou selecionar o botão Iniciar ou usar a tecla Windows do teclado pode não fazer efeito."

Como corrigir?

Para corrigir o problema (ou quase isso), podemos recorrer ao Known Issue Rollback (KIR), uma ação do sistema criada justamente para situações em que uma atualização do sistema causa falhas no Windows. Na prática, ele permite fazer o recurso problemático voltar ao estado anterior, mesmo sem precisar afetar outros recursos da atualização.

No caso do bug do Menu Iniciar, basta baixar e instalar o pacote B5014668 220721_04201. A Microsoft disse que já está liberando a "atualização da atualização" automaticamente, mas caso não apareça, é possível instalar o update manualmente.