A atualização de julho (KB5015814) para Windows 11 gerou novos problemas. Usuários têm relatado que está havendo frequentemente bugs com o menu Iniciar, um recurso essencial para o sistema operacional. Com este erro ocorrendo, simplesmente não vale a pena atualizar neste momento.

De acordo com o site BetaNews, ao abrir e fechar programas, o menu Iniciar simplesmente está parando de funcionar em muitos casos. Considerando que o botão é uma das formas que as pessoas mais utilizam para abrir aplicativos e ferramentas, esse problema impacta consideravelmente a experiência de uso do Windows 11.

Ao menos, está havendo um problema que ajuda a evitar a instalação do novo patch (ao menos para isso servem os erros de atualização). Usuários do Windows 11 relataram problemas ao tentar instalar a atualização KB5015814. Os códigos de erro exibidos são: 0x8000ffff, 0x8007007e e 0x80073701. Há casos em que se fica preso em um loop de inicialização sem fim, necessitando de uma reinicialização manual.

Infelizmente a Microsoft ainda não confirmou os bugs citados acima. Porém, as correções feitas na atualização de julho para Windows 11 são importantes, principalmente porque elas corrigem um erro no PowerShell.

É importante lembrar que o Patch Tuesday, liberado todo início de mês, é uma atualização automática. Ou seja, caso seu computador já tenha instalado a atualização KB5015814, será necessário desinstalá-la para voltar a utilizar o menu Iniciar. Confira abaixo como fazer isso.

Windows 11: Como resolver o problema do menu Iniciar trazido pela última atualização

Recentemente, a atualização de julho (KB5015814) para Windows 11 gerou problemas para o menu Iniciar. Por vezes, ao abrir e fechar programas no sistema operacional da Microsoft, o menu Iniciar simplesmente para de funcionar. Para resolver este problema, você terá de desinstalar o patch.

Confira no passo a passo abaixo como desinstalar o patch KB5015814 do Windows 11:

Passo 01: Abra o aplicativo Configurações e selecione "Windows Update" na coluna do lado esquerdo da janela aberta.

Passo 02: Selecione "Mais opções" e em seguida clique em "atualizar histórico".

Passo 03: Role para baixo e selecione "desinstalar atualizações".

Passo 04: Selecione a atualização KB5015814 e clique em "Desinstalar".

Passo 05: Confirme a desinstalação clicando em "sim".

Após completar o processo, reinicie o computador. Lembre-se de desativar as atualizações automáticas para aguardar a correção que será liberada provavelmente no final deste mês de julho por meio de uma atualização opcional. Siga o passo a passo abaixo para fazer o procedimento.

Passo 01: Abra o aplicativo Configurações e selecione "Windows Update" na coluna do lado esquerdo da janela aberta.

Passo 02: Selecione "Mais opções" e em seguida clique em "pausar por 2 semanas" na seção "Pausar atualizações".

É importante mencionar que esta opção de desabilitar as atualizações automáticas só está disponível no Windows 11 Home e Windows 11 Pro.

Quando o problema será corrigido?

É provável que a Microsoft libere uma nova atualização (opcional) no final deste mês de julho. Assim que uma correção for liberada para a solucionar o problema do menu Iniciar, nós publicaremos avisando.