O Windows 8.1 está exibindo um alerta sobre o fim do suporte ao sistema operacional (SO) em janeiro de 2023. De acordo com o aviso da Microsoft para os usuários do SO, com o fim do suporte, não haverá mais atualizações de segurança.

A notificação do fim do suporte ao Windows 8.1 começou a aparecer após a atualização KB5015874 do sistema operacional. Neste patch a Microsoft incluiu um novo programa chamado "EOSnotify.exe" para exibir o aviso em tela cheia assim que o usuário fizer login no computador. Na mensagem é dito:

10 de janeiro de 2023 é o último dia em que a Microsoft vai oferecer atualizações de segurança e suporte técnico para computadores que executam o Windows 8.1. Estamos entrando em contato agora para agradecer sua fidelidade e ajudá-lo a se preparar para o que vem a seguir.

Aviso de fim do suporte do Windows 8.1. Fonte: Twitter (HeyQui)
Aviso de fim do suporte do Windows 8.1. Fonte: Twitter (HeyQui)

Quando o aviso do fim do suporte ao Windows 8.1 é exibido, você pode selecionar o botão "Lembrar-me mais tarde". Isso fará com que o aviso seja exibido novamente após 35 dias. Há também a opção para "lembrar após a data de término do suporte" para que o alerta apareça novamente só depois que o suporte do Windows 8.1 terminar.

Caso o usuário clique em "saiba mais" no aviso de fim do suporte, será aberta uma página no site da Microsoft com uma explicação sobre o que acontecerá caso se opte por permanecer utilizando o Windows 8.1. Entretanto, de acordo com a Microsoft, a notificação não deve aparecer para as versões Pro e Enterprise do Windows 8.1, além de computadores com Windows Embedded 8.1 Industry Enterprise e Windows Embedded 8.1 Industry Pro.

Windows 8.1: Como bloquear a notificação do fim do suporte

Assim como foi no Windows 7, onde usuários relataram sobre o aviso para atualizar para o Windows 10 devido ao fim do suporte do sistema operacional, as notificações que estão aparecendo no Windows 8.1 são gerenciadas pelo mesmo programa desenvolvido pela Microsoft, o EOSnotify. Ele está instalado na pasta de endereço "C:WindowsSystem32" e é executado através das tarefas agendadas "EOSNotify" e "EOSNotify2".

A tarefa "EOSNotify" sempre entra em ação quando o usuário faz login no Windows. Já a "EOSNotify2" é executada uma vez por dia.

Quando o programa "EOSNotify.exe" é executado, ele verifica o valor "LastRunTimestamp" na chave "HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionEOSNotify" no registro do Windows. Quando você clica em "lembrar-memais tarde" no aviso, o software cria o valor "RemindMeLater" e o define como "1", indicando que o Windows 8.1 não deverá exibir o alerta por 35 dias.

Caso você clique na opção "lembrar após a data de término do suporte", o "EOSNotify" criará um valor chamado "RemindMeAfterEndOfSupport" e o definirá como "1", fazendo com que a notificação só seja mostrada quando o Windows 8.1 chegar ao fim do suporte no dia 10 de janeiro de 2023.

É possível bloquear a notificação do fim do suporte do Windows 8.1 configurando o valor "DiscontinueEOS". Para isso, siga o passo a passo abaixo:

Passo 01: Clique no menu Iniciar e pesquise por "Editor do Registro". Em seguida, clique com o botão direito do mouse em "Executar como administrador".

Passo 02: Na barra de endereço do "Editor de Registro", copie e cole o seguinte:

HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionEOSNotify

Passo 03: Clique com o botão direito do mouse, selecione "Valor DWORD (32 bits)" e altere para 1.