O WhatsApp anunciou na tarde desta segunda-feira (31) que não limitará a conta dos usuários que não aceitarem os novos termos de uso que foram divulgados em janeiro pela plataforma. Há algumas semanas a empresa informou publicamente que limitaria algumas funcionalidades da conta de quem não aceitasse a política de privacidade, porém a desenvolvedora recuou e revelou que as funções de chamada de voz, vídeo ou mensagens não serão restringidas.

Assim que a empresa informou aos usuários sobre os novos termos relacionados ao compartilhamento das informações pessoais com o Facebook causou um alvoroço na comunidade dos usuários, que migraram coletivamente para outros serviços, como o Telegram, que ultrapassou os 500 milhões de usuários.

O que muda?

A empresa afirmou em um comunicado ao portal The Next Web que não restringirá as funcionalidades de quem não discordar da nova política da desenvolvedora. Segundo informações, o WhatsApp manterá a divulgação de mensagens pop-up no aplicativo solicitando que os usuários aceitem as alterações na política de privacidade, que não será obrigatória.

O prazo para aceitar o que foi proposto pela desenvolvedora encerrou no dia 15 de maio e esse posicionamento repentino nos leva a crer que apenas uma pequena parcela dos membros do aplicativo aceitaram a notificação, fazendo com que a diretoria do WhatsApp precisasse tomar medidas para evitar a saída das pessoas que ainda utilizam a plataforma, seja para conversas ou receber pagamentos por meio do WhatsApp Pay.

"Devido às discussões com várias autoridades e especialistas em privacidade, nós queremos deixar claro que não temos planos de limitar a funcionalidade do WhatsApp daqueles que ainda não aceitaram a atualização. Ao invés disso, nós continuaremos mandando lembretes de tempos em tempos sobre a atualização, bem como quando as pessoas optarem por utilizar recursos opcionais relevantes, como a comunicação com uma empresa que está recebendo suporte do Facebook", disse a empresa.

Anteriormente a estratégia utilizada pela desenvolvedora seria de enviar lembretes persistentes e limitar gradativamente as funções do mensageiro, até que o acesso total aos recursos de envio e recebimento de mensagens fosse suspenso.

Entenda os termos

De forma mais clara e abrangente, o WhatsApp explicou que as suas novas regras de uso afetarão apenas os dados gerados em interações com perfis comerciais, como as contas de lojas que atendem pela plataforma. Esse tipo de compartilhamento de dados servirá para formar um melhor direcionamento de anúncios nessas outras redes sociais, como Facebook e Instagram.

Assim, o mensageiro verde afirma que nada do seu perfil será divulgado, como o número de telefone, foto do perfil e assim por diante, apenas os dados de conversas com empresas, se você decidir aceitar essas condições.

Fonte