Na semana passada, o WhatsApp anunciou que mesmo com toda a repercussão negativa, as novas regras que incluem o compartilhamento de dados dos seus usuários com o Facebook entrarão em vigor a partir de 15 de maio, conforme programado. Agora, a empresa aproveita para explicar o que acontece caso algum usuário se recuse a aceitar essa atualização nos termos de privacidade.

A plataforma enviou um email para alguns de seus parceiros comerciais informando a data em que as novas regras entrarão em vigência, e além disso, ela afirmou que usuários que não concordarem com as regras terão as mensagens bloqueadas. Essa informação vem do portal TechCrunch, que por um breve momento conseguiu ter acesso a esse comunicado;

"O WhatsApp não apagará sua conta, mesmo se você não aceitar a atualização dos Termos de Serviço até essa data. Entretanto, você não poderá usar alguns recursos do WhatsApp até aceitar essa atualização."

Leia também:

Não poderão ler e nem enviar mensagens

Quando o WhatsApp diz que os usuários poderão continuar com suas contas na plataforma, mas perderão acesso a "alguns recursos", ela explica que eles até vão receber chamadas e notificações, mas não poderão ler e nem enviar mensagens pelo aplicativo.

O WhatsApp ainda explica que os usuários poderão aceitar essas novas regras após 15 de maio, isto é, depois do início dos novos termos. Mas aparentemente, essa opção se aplica a apenas usuários que estejam com suas contas inativas com um prazo de até 120 dias, após esse tempo, a conta poderá ser excluída automaticamente, assim como já acontece segundo os termos atuais do aplicativo.

Se o usuário tiver sua conta excluída pelo WhatsApp mas ainda possuir o aplicativo em seu celular, os dados armazenados continuarão no poder do usuário.

"O conteúdo armazenado no aparelho do usuário antes de a conta ser apagada será mantido até que o usuário apague o WhatsApp de seu aparelho. Se o usuário registrar-se novamente no WhatsApp com o mesmo aparelho, o conteúdo armazenado no aparelho voltará a ficar disponível".

Também existe a opção em que o próprio usuário exclui a sua conta, e caso o faça, o WhatsApp aconselha baixar e exportar os dados do seu perfil e histórico de conversas antes do dia 15 de maio. Caso o usuário não faça isso e se um dia reconsiderar voltar a utilizar a plataforma, o conteúdo não poderá ser recuperado.

Entenda o caso sobre os novos termos

(Imagem: Thomas Ulrich / Pixabay)
(Imagem: Thomas Ulrich / Pixabay)

O WhatsApp surpreendeu a todos quando anunciou que uma atualização de termos entraria em vigor, e que a partir de então, compartilharia dados dos seus usuários com plataformas de seu ecossistema, como o Facebook por exemplo. Essa mudança estava programada para começar a valer a partir de 8 de fevereiro, mas devido a toda repercussão negativa, isso precisou ser adiado.

Mas isto não impediu que mensageiros concorrentes ganhassem destaque, já que os usuários começaram a deixar de usar o mensageiro verde. O Telegram por exemplo, inseriu um recurso em que é possível exportar conversas do WhatsApp, o que o fez se tornar muito popular, conquistando no mês de janeiro 500 milhões de usuários ativos.

Essa atitude do Telegram foi muito criticada pelo WhatsApp, que na
semana passada, explicou de forma mais clara o que realmente está envolvido no compartilhamento de dados com o Facebook. Após tentar acalmar os usuários por jornais dos Estados Unidos e stories em sua rede, a plataforma anunciou em sua página de informações que o WhatsApp continuará seguro, como criptografia de ponta a ponta, e que a alteração impactará somente em conversas com contas comerciais.

Parece que mesmo colocando os "pingos nos is", o WhatsApp deverá continuar perdendo uma grande massa de usuários, o que deve ficar ainda maior após o início de vigência das novas regras.