Parece que Zuckerberg não tem andado muito satisfeito com o que seus concorrentes vem ganhando e fazendo. Depois da polêmica sobre suas novas políticas de privacidade e uso, os usuários debandaram do mensageiro para começar a usar o Signal e o Telegram. Até mesmo o antiquíssimo ICQ vem ganhando usuários.

Na semana passada, o Signal começou a trazer vários recursos presentes no whatsapp para seus usuários, o Telegram por sua vez não precisava fazer muito, afinal é o aplicativo de mensagens que mais tem recursos, mas quando achávamos que o Telegram não podia melhorar, veio uma atualização.

Hoje o Telegram lançou silenciosamente uma nova atualização que permite mover seu histórico de bate-papo de outros aplicativos, incluindo WhatsApp! O Telegram sabe que os usuários se importam com seu histórico de conversas no WhatsApp, então eles estão oferecendo uma ferramenta de migração.

Copiando conversas do Whatsapp para o Telegram

Antes de mais nada é importante que o Telegram esteja atualizado, versão 7.4.1, caso contrário você não verá a opção para importação.

No iOS

1. No Whatsapp, localize a conversa privada ou grupo que você quer levar para o Telegram, toque no nome da pessoa ou grupo, navegue pelas opções até achar "Exportar conversa", em seguida escolha "Anexar mídia", bem, o ideal é também selecionar essa opção. Lembrando que se você tem o hábito de apagar arquivos de sua conversa os mesmos não são restaurados.

2. A conversa será exportada e a janela para o compartilhamento abrirá, escolha o Telegram e em seguida busque pelo mesmo contato que você exportou, toque sobre o nome e confirme a importação da conversa para o Telegram escolhendo "Import". Agora é só aguardar. Todo o conteúdo da conversa do Whatsapp será importada para o Telegram, inclusive os áudios na exata ordem da conversa.

No Android

1. No Whatsapp, localize a conversa privada ou grupo que você quer levar para o Telegram, acesse as opções (três pontinhos), toque em "mais", escolha "Exportar conversa", em seguida "Anexar mídia", esta última opção levará fotos, vídeos e áudios para o Telegram. Lembrando que se você tem o hábito de apagar arquivos de sua conversa os mesmos não são restaurados.

2. A conversa será exportada e a janela para o compartilhamento abrirá, escolha o Telegram e em seguida busque pelo mesmo contato ou grupo que você exportou, toque sobre o nome e confirme a importação da conversa para o Telegram escolhendo "Import". O processo se dá como na versão para iOS. Todo o conteúdo da conversa do Whatsapp será importada para o Telegram.

O recurso que chegou ontem parao iOS chegou hoje no Android - Transfira suas conversas privadas e em grupo do Whatsapp para o Telegram.
O recurso que chegou ontem parao iOS chegou hoje no Android - Transfira suas conversas privadas e em grupo do Whatsapp para o Telegram.

O que acontece em seguida

As mensagens importadas são marcadas Encaminhadas. A migração de bate-papos em grupo também pode ser realizada. Trazendo o recurso na nova atualização, o Telegram fez uma jogada de mestre, visto que além de ganhar ao longo do tempo e principalmente nas últimas semanas, milhões de usuários, agora entrega para eles a opção de trazer suas conversas para o aplicativo.

telegram - atualização permite importar conversas privadas e em grupo, incluindo arquivos trocados, para o aplicativo.
telegram - atualização permite importar conversas privadas e em grupo, incluindo arquivos trocados, para o aplicativo.

O novo recurso já está disponível no Telegram para iOS, na App Store e também para o Android e você pode atualizar seu Telegram aqui.

Como o WhatsApp reagirá? Não sabemos ao certo, mas já vimos que a obrigatoriedade no aceite dos novos termos já foi adiada para maio, ou seja, muita coisa ainda pode mudar, não sabemos se Zuckerberg irá seder.